21 de May, 2010

Empreendedorismo no Brasil: As dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais

Recentemente, fui entrevistado pela Rádio Câmara em um programa especial sobre dicas para o empreendedor brasileiro ir além do negócio estilo de vida.

Um dos principais erros do empreendedor iniciante é minimizar a importância do planejamento. Muitos acham que basta ter dinheiro e sorte. Mas, de acordo com o gerente de atendimento do sistema Sebrae, Ênio Pinto, mais do que nunca é preciso que as pessoas se informem e se capacitem.

A taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil ainda é alta: 22% fecham nos primeiros dois anos contra 15% de países mais desenvolvidos.

O Sebrae sempre foi uma referência no assunto, oferecendo cursos técnicos para a gestão do negócio e para estudos de viabilidade econômica-financeira. Além disso, Ênio explica que existem os cursos voltados para a atitude dos empreendedores:

“Nós sabemos que para você ter sucesso à frente de um pequeno empreendimento é importante que você domine, sim, técnicas de gestão, mas também é fundamental que você tenha uma atitude, uma conduta, um comportamento protagonista, de liderança, para que você venha a ter sucesso à frente deste empreendimento”.

Os cursos do Sebrae, segundo Ênio, têm cerca de 15 horas de duração e custam entre R$ 75 a R$ 90, dependendo da região. Os cursos à distância são gratuitos, mas contam com tutores e também oferecem certificados.

Ênio afirma ainda que uma outra vertente da preparação para a abertura do negócio é a afinidade do interessado com o assunto. Neste sentido, o Sebrae não costuma indicar qual é o negócio mais promissor do momento:

“Não cabe ao Sebrae dizer em que ramo você deve atuar. Eu não posso estar sinalizando: ´Abra padaria que isto é um bom negócio´. Amanhã você tem um mercado tomado de padarias e deixa de ser um bom negócio. Eu saturaria o mercado. O processo de seleção da atividade empresarial que você vai estar atuando, ele respeita outros critérios. O primeiro é se você tem vocação para atuar neste ramo. Segundo é se existe um mercado favorável e quando você fala de mercado, são três atores principalmente: se você tem clientes, que é a razão de existir de um negócio, interessados em adquirir um produto dentro dessa atividade empresarial que você pretende implementar; se você tem fornecedores, de quem comprar para poder estar atendendo estes seus clientes ali na região com condições de preço, prazo e qualidade de entrega que atendam aos seus critérios; e concorrência. Além de avaliar a questão financeira. Se você tem os recursos necessários para implementar um empreendimento num ramo que te interessa. Mas a definição se dá principalmente com a afinidade do candidato, do futuro empreendedor, com este ramo que ele vai atuar”.

Além do Sebrae, a editora-executiva da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, aponta outros caminhos para o microempreendedor iniciante:

“Hoje, a gente já percebe assim que tanto as escolas de nível médio como algumas universidades têm feito bastante parceria nessa área de empreendedorismo. Então, para quem está começando, buscar a consultoria junto às empresas-junior, que funcionam nas faculdades, é um excelente caminho. O custo é bem baixo, inferior a uma consultoria profissional, uma consultoria de mercado e os resultados são bastante positivos. Isso vale tanto para a constituição da empresa, quanto para a área de marketing, como para a publicidade. Outro caminho também é procurar instituições mesmo de ensino ou então instituições como endeavor, por exemplo, que também incentivam o empreendedorismo e também tem bons consultores disponíveis e o melhor de tudo, tem troca de informações entre empreendedores. Gente bem sucedida que se dispõe a contar a própria história, a própria experiência, para que os outros encurtem o caminho”.

Aberto o negócio, ainda é necessário cuidar das relações de trabalho dentro da empresa que podem ser completamente diferentes de uma grande firma. José Emídio Teixeira, sócio-diretor da consultoria Dialogar, cita alguns problemas que devem ser contornados:

“Quando há um conflito mal resolvido numa empresa pequena, isso pode contaminar todo o ambiente, todas as pessoas que se envolverem com aquele conflito, porque é tudo muito pessoal. E se a coisa não vai bem um erro de gestão pode contaminar todo o ambiente, gerando um clima comprometido por causa de uma questão que se refere exclusivamente a um dos colaboradores, a um dos funcionários. Tudo está muito visível para todos e as pessoas se sensibilizam muito com o que acontece com as outras.”

Mas José Emídio afirma que os pequenos empresários também podem tirar proveito de um ambiente de trabalho mais restrito, onde os valores que devem ser buscados são mais homogêneos devido à presença do proprietário:

“Como o número de pessoas é menor, ele tem a possibilidade de compreender melhor as expectativas das pessoas, compreender o repertório para o desempenho, as competências que têm essas pessoas. E tem a capacidade de distinguir melhor a pessoa do profissional, quer dizer, ele pode dar um tratamento mais personalizado a cada um dos colaboradores da empresa.”

Outra preocupação permanente após a abertura das portas, segundo José Dornelas, especialista em empreendedorismo, deve ser a inovação. Pesquisas recentes mostram que 88% dos pequenos empresários não pensam em inovação:

“A maioria ainda não vê a inovação como diferencial para o seu negócio. Isso, muitas vezes, é decorrência de um mercado interno pujante, de muitas oportunidades internas pra desenvolver um negócio e tem muito a ver também com a questão do empreendedor brasileiro não pensar na internacionalização. Ele não tem essa visão de abrangência além do país em termos de atuação. Só que isso é negativo porque da mesma forma que o Brasil está crescendo e está atraindo investimento externo, atrai também empreendedores de outros países, outros negócios estão entrando aqui e o empreendedor brasileiro tem que se preparar pra isso”.

Para Dornelas, o crédito cresceu, as oportunidades também e o empreendedor pode ter problemas justamente para se apoderar de todas as informações disponíveis:

“Talvez o que precisa ser feito agora é mostrar para o empreendedor brasileiro que isso está disponível e ele precisa utilizar dessas fontes de recursos. Uma coisa é dinheiro, a outra coisa é você fazer uma transferência, um contato mais próximo do empreendedor brasileiro com centros de pesquisa das universidades, onde há bastante conhecimento sendo gerado e às vezes esse conhecimento não é transferido para a iniciativa privada”.

Entre os motivos dados pelos pequenos empresários para fecharem seu negócio nos primeiros dois anos, destacam-se as falhas gerenciais como a escolha de um local inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado; e a conjuntura econômica.

Fonte: Rádio Câmara, Sílvia Mugnatto.

Categorias: [ Comportamento ] [ Negócios ]

72 Comentários

  1. Marcos Marinho - 2 de June, 2010 @ 5:39 pm

    Muito interessante o que acabei de ler pois estou em uma empresa que está tentando se projetar no mercado, mas com muita dificuldade,mas temos fé e vamos conseguir.

  2. Tales Cardoso Machado - 10 de June, 2010 @ 11:10 am

    Estou fazendo uma monografia sobre Mortalidade das empresas em minha cidade. Estou assustado com o indice de mortalidade em relação a natalidade.Esta 2,5 vezes maior que a média nacional. Este artigo me ajudou bastante.

  3. Alexandro Moura - 12 de June, 2010 @ 11:44 am

    Caro Dornelas..
    Estou iniciando meu curso de RH esse ano, e confesso que as informações que postou em seu site, servirão de granda valia para o andamento do meu conhecimento. Estás de parabéns. Obrigado por compartilhar suas experiências conosco. Procurarei sempre estar atento aos seus posts.

  4. Alfredo Firmino - 1 de August, 2010 @ 5:10 pm

    Ótimo artigo.
    Destacaria 2 aspectos: a alta mortalidade nos negócios no Brasil e a localização do negócio.

    A falta de planejamento aliada ao baixo espírito empreendedor respondem por boa parte dos novos negócios.

    Achar um bom ponto comercial adequado é fator crítico de sucesso. Os preços de locação estão fora de controle. Sem falar nas luvas e nas exigências dos proprietários. Estou sentindo isso na pele. Minha peregrinação pela cidade de São Paulo em busca do local para me instalar é desgastante mas, encaro como aprendizado.

    Uma alternativa interessante é o mercado de franquias onde com marca forte é possível minimizar os riscos. Mas nunca eliminá-los.

    boa sorte empreendedores

  5. saulo rogerio - 26 de January, 2011 @ 8:54 pm

    Caro Dornelas;

    Estou querendo abri uma pequena empresa no setor de alimenação(lanchonete) para ampliar minha renda, uma vez que trabralho. So que estou em duvidas se aplicar dinheiro nessa area seria uma boa escolha, ja que sou jovem e um setor como esse prende muito. Eu gosto da area e tenho alguma experiencia nesse setor.
    Queria uma ajuda sua de como solucionar esse problema e se um investimento inicial de 3 mil daria para começar esse negocio?
    Atenciosamente Saulo

  6. cristina a.s.f.ramos - 1 de March, 2012 @ 1:28 pm

    Boa tarde,achei muito proveitosa esta informação.Gostaria de estar fazendo os cursos gratuitamente.

  7. Simone - 1 de March, 2012 @ 6:07 pm

    textyo

  8. José Carlos Prdóssimo - 2 de March, 2012 @ 11:05 am

    Não podemos se deixar ser levado pelo entusiasmo, abrir uma micro empresa é facil, dificil é fecha-la. Por isto é bom avaliar bem o negocio que vai abrir, se possivel procurar o apoio do Sebrae. Parabéns.

  9. Jonathan Moreira - 7 de March, 2012 @ 9:19 pm

    Hoje em dia o famoso serviço porta-porta seria um potencial para vendas de produtos,descartando o espaço físico de um empreendimento e seus tributos,já que os consumidores a cada dia vem procurando serviços e produtos personalizados? Dependendo do produto e estratégia será que teria uma boa aceitação? vale a pena arriscar?
    Obrigado por me tirar essas dúvidas…

  10. claudia maria torres carvalho lima - 11 de March, 2012 @ 9:43 am

    gostei das informaçoes vou encrementar no meu estudo de empreeendedorismo

  11. João Batista / Jaguarari -BA - 11 de March, 2012 @ 7:38 pm

    A reportagem citada sobre o empreendedorismo acima, nos mostra que devemos estar preparado a cada dia para os obstáculos e desafios que o cenário mundial apresenta. Ser empreendedor, é mais do que simplismente administrar uma empresa, é acima de tudo ter objetivos e metas a serem cumpridas e sem dúvida, conhecer profundamente todas as etapas dos processos gerenciais.

  12. fernando - 12 de March, 2012 @ 7:54 pm

    trabalho

  13. fernando - 12 de March, 2012 @ 7:54 pm

    fazer

  14. Nonato Filho - 13 de March, 2012 @ 12:24 am

    Como já passei por várias fases de uma pequena empresa até o fechamento, vejo que nessa matéria todo pequeno empresário se preocupa muito em ganhar dinheiro, sonha em desenvolver grandes projetos, em crescer o máximo possível. E após ler essas relato sobre a mortalidade de pequenas empresas, vejo a necessidade de ampliar novos estudos sobre propostas, mercado, clientes e fornecedores. Pois, até então só vinha a história de compra e venda, alem de iniciar um curso de administração recentemente e o incentivo que matérias assim nos proporciona, acredito que não virá apenas o sonho de ser um empresário e sim de um empreendedor. Parabéns ao prof. José Dornelas pelo site e a todos os professores que se aprofundam nessas informações e usam como ferramenta nas sala de aula ou apenas empresários que procuram ajuda por essa via de informações.

  15. kellen - 14 de March, 2012 @ 10:23 am

    Olá,estou cursando o primeiro semestre de ciencias contábeis,estamos fazendo um trabalho onde cita esse texto como destaque para realização do trabalho. Gostei muito das dicas,por que acho que na vida tudo tem que ser planejando.Por que se não seus planos não saem do papel.Tenho certeza de que suas dicas vão me ajudar muito na realizaç~so do trabalho. Obrigada, conto com mais dicas.

  16. Cleonice baumann - 15 de March, 2012 @ 10:38 am

    Olá,
    Gostei muito sobre esta reportagem,pois acredito para ser um empreendedor precisamos sim enfrentar obstáculos que surgeirão e querer sempre buscar novas idéias,saber planejar e também ser muito criativo.Portanto,sou aluna do curso de Administração do primeiro semestre e estou gostando muito sobre esta materia de empreendedorismo.No qual me ajudará na minha vida profissional.

  17. Gielzer Boscaratto - 16 de March, 2012 @ 8:01 pm

    Assim como o Nonato Filho citou, o tempo de COMPRA E VENDA ja passou. O Desenvolvimento acelerado que vivemos exige medidas mais inovadoras para fazer parte do mercado. A curto prazo os “GERENTES” que não se tornarem “EMPREENDEDORES ADMINISTRIVOS” não terão espaço. Temos acesso as informações é só coloca-las em práticas. Estudante de Administração 1º Ano.

  18. Elicar Monteiro - 16 de March, 2012 @ 10:46 pm

    Realmente muito bom o conteúdo abordado.Pois esclarece de maneira sucinta os cuidados que um empreendedor iniciante deve ter e fazer.

  19. MAURICIO - 17 de March, 2012 @ 9:30 am

    Muito interessante essa entrevista, pois ajuda a pessoa se precaver sobre algum negócio q deseja montar… gostei…

  20. Anderson Mariella - 17 de March, 2012 @ 6:01 pm

    Ter uma boa ideia e capital financeiro para abrir o seu próprio negócio não são suficientes para o alcance do sucesso, devemos buscar conhecimento técnico, principalmente o conhecimento em gestão. O Brasil é dotado de Empreendedores porque muitos buscam ter o seu próprio negócio, mas para isso temos que estudar, buscar conhecimento para consolidarmos o nosso negócio.

  21. cristiano - 21 de March, 2012 @ 10:43 pm

    foi muito sicero com este foco de ser um
    empreendedor … tm que ir alem dos conhecimento
    deste mundo que vivemos foi muito bem esplicado
    to satisfeito com as palavras esclarecidas….

  22. Humberto De Alencar Garcia Barros - 22 de March, 2012 @ 9:48 am

    Vejo que a mortalidade empresarial deve se também a resquícios de baixo preparo e escolaridade , afinal os que tiveram mais acesso aos estudos , estão chegando agora na ponta da fila do empreendedorismo pois é fato que a cada década esse número é menor.

  23. lhorranna - 23 de March, 2012 @ 5:28 pm

    ter um bom dote nao e suficiente para abrir uma empresa e preciso ter um bom conhecimento,saber administrar,estudar,buscar conhecimentos alem do que se pode imaginar.e preciso fazer uso da criatividade.
    tem que estar preparado para tudo,e nunca desistir.

  24. sandro carvalho saia - 29 de March, 2012 @ 8:14 am

    Bom dia , meus caros o maior erro na minha opinião é a falta de personalização do atendimento ao cliente, tais como mais transparencia ao cliente , pois hoje com as redes sociais e sites de buscas deixa o cliente final muito bem informado portanto quanto mais detalhado todo o serviços em preços especificos individuais de cada etapa e não não um preço fechado mostra sua trasnparencia e deixa em evidencia seu valor profissional.

  25. Guilhardo - 7 de April, 2012 @ 6:56 pm

    Gostei muito do texto: empreendedorismo no Brasil; aonde aprendemos com o conhecimento e experiencias tanto do nosso prof Dornelas e de todo pessoal que comenatou dando seu ponto de vista, sem duvida o conhecimento na preparação de um novo negócio é essencial é importantissímo…

    Guilhardo 07-04 estudante de Adm 1 ano

  26. Rodrigo Cesar Bastos - 14 de April, 2012 @ 9:59 am

    Estou querendo abrir meu próprio negocio,eu e minha esposa estamos com um pouco de dúvidas sobre o que abrir, acredito com as dicas deste texto que estou utilizando para o trabalho da faculdade poça nos dar alguma ideia mais concreta,acredito que se as pessoas não tiverem focadas na quilo que estão procurando, acredito que o negocio dificilmente vai para frente.
    Trabalho em uma rede de farmácias, estou a 17 anos nesta área e de preferência gostaria de abrir algo na mesma área, obrigado pelas dicas.

  27. rosevanio vieira paulino - 22 de April, 2012 @ 11:14 pm

    estou tentando abrir um motopeças, mas não sei que passos dá para abrir uma escriçâo e que tipo de escrição. tenho um excelente ponto.

  28. Alexandrino Moura - 30 de April, 2012 @ 9:02 pm

    Boa noite!

    Trabalho no ramo de logistica,e tenho uma banca de revista onde o que não vendo devolvo, agora estou estudando o ramo de agua mineral.é um bom ramo?

  29. Josué Alves Feitosa da Silva - 2 de May, 2012 @ 8:52 pm

    Eu estou com um trabalho acadêmico para ser desenvolvido, que consiste na elaboração de um Plano de Negócios. Sei que vai ser uma tarefa muito árdua, pois sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento, coisa que estou construíndo paulatinamente. Esta matéria vai corroborar de forma significativa com o meu trabalho, pois traz vários pontos que todo empreendedor deve considerar antes de entrar no mundo dos negócios, tais como: a importância do planejamento; ter um certo domínio de técnicas de gestão e liderança;ser apaixonado pela atividade que pretende empreender; ser capaz de resolver conflitos. Enfim, ter conhecimento, habilidades e atitudes, virtudes fundamentais para qualquer empreendedor. Obrigado Profº. José Dornelas, muito me enriqueceu esta matéria.

  30. Tiago Moura - 4 de May, 2012 @ 10:15 am

    Obrigado Prof. Dornelas, por contribuir com sua experiência, colaborando com todos que buscam conhecimento sobre EMPREENDEDORISMO!!!

  31. ANDRE L MARTINS - 4 de May, 2012 @ 11:37 am

    olá bom dia!! sou cabeleireiro e gostaria de investir em outras atividades e uma das é: loja de guloseimas , moro e tenho uma sala proximo de duas escolas,voce conhece fornecedores e qual a estimativa minima pfinanceira para o empreendimento???obrigado

  32. Sarrina pereira - 5 de May, 2012 @ 1:06 pm

    Essa matéria vai ajudar muito eu e o meu grupo temos pois que elaborar um trabalho academico sobre plano de negocios

  33. Leticia pereira - 5 de May, 2012 @ 1:27 pm

    Muito bom me trara grandes beneficios

  34. mila - 9 de May, 2012 @ 11:30 am

    Bom dia.achei mt interessante,gostaria de fazer cursos gratuitos pra alcancar minha carga horaria como faço?

  35. leandro - 10 de May, 2012 @ 4:19 pm

    gostei o bastante dos seus comentarios,mim ajudou muito!!! Estou fazendo o curso de RH e isso é muito importante pra mim

  36. ALUIZIO DOS SANTOS - 10 de May, 2012 @ 5:08 pm

    estou a pouco tempo fazendo o Curso de Gestão de RH fiquei muito satisfeito com o seu artigo, pois aprendi muito com a sua experiencia.

  37. Orlando Andrade - 10 de May, 2012 @ 10:36 pm

    Sr Dornelas,
    Estou iniciando o curso de Marketing e me foi sugerido seu artigo para abrir meus conhecimentos ja que estou em um trabalho que envolve esta area, muito me acrescentou e fiquei satisfeito em saber que podemos contar com pessoas de alto conhecimento, quero aqui agradecer e parabeniza-lo por dividir conosco seus conhecimentos e porque não dizer, talentos.

  38. Fabiano - 18 de May, 2012 @ 9:08 pm

    Artigo 1atps empre….

  39. Joana Guirau - 20 de May, 2012 @ 10:38 pm

    Estou cursando Gestaõ em RH, tambem tenho intenção em abrir um negocio, já fiz vários cursos do Sebrae, porem este texto completou e sanou varias duvidas, parabens, Sr. Dornelas.

  40. GILVAM DE SOUZA - 25 de May, 2012 @ 6:57 am

    MUITO BEM , GOSTEI DO QUE LI FOI MUITO IMPORTANTE PARA AS MINHAS ATIVIDADES, SEM DÚVIDAS ISSO ME TRAZE RÁ GRANDES RECOMPENSA.

  41. erica de jesus silva - 31 de May, 2012 @ 3:00 pm

    comecei a estudar o empreendorismo este mes no curso de gestao publica e nao pensei que fosse tao vasto esse assunto estou entusiasmadissima.

  42. Ivanilda Almada - 6 de June, 2012 @ 4:50 pm

    Fiquei muito contente com a materia exibida e vi que não é só dizer vou abrir um negócio e pronto,a pessoa tem que ter a vocação peça fungamental e depois o conhecimento sobre gestão empresarial.

  43. CESAR - 26 de February, 2013 @ 11:21 am

    NA MINHA OPINIAO PARA ABRIR UM NEGÓCIO QUE DE CERTO PRIMEIRO TEM QUE SABER O QUE VOCE REALMENTE QUER FAZER, SE VOCE SABE LIDAR COM O NEGOCIO, DEPOIS TER ESTRUTURA FINANCEIRA E PLANEJAMENTO, SENAO A EMPRESA FRACASSA RAPIDO.

  44. Franco Issamu Furuta - 27 de February, 2013 @ 9:16 pm

    Ser empreendedor bem sucedido,no meu ponto de vista, é se tornar o diferencial (ter visão), este adquiridos por informações sobre o negocio, e pela sua capacidade de inovar acompanhada pela habilidade da criatividade propria.

  45. VANDER - 28 de February, 2013 @ 11:02 am

    Parabens Dornelas excelente reportagem, trabalho a quase 10 anos com gerenciamento de vendas, gestão de possoas, equipes pequenas grandes em fim.Alem de tudo isso comentado por Dornelas penso que toda e qualquer empresa o fator principal que o novo empreendedor deve ter em mente é: antes de abrir qualquer negócio é saber que mais de 70% da empresa são as pessoas, são elas que dão o devido valor ao nosso negócio.

  46. Tereza C. S. de Jesus - 2 de March, 2013 @ 11:45 am

    Bom dia Dornelas, estou iniciando o Curso de Administração e o 1º tema foi sobre empreendedorismo e suas informações estão sendo importantes para meu conhecimento. Dessa forma tenho certeza que estarei preparada para o desafio que o curso nos propôs. Obrigada por nos proporcionar um pouco de sua experiencia.

  47. Jerferson - 2 de March, 2013 @ 12:11 pm

    Sou calouro em administração. e esse texto é tema da minha ATPS, e sepre pensei em abrir meu negócio…. o curso stá me surpreendendo….. e essa matéria/texto, é ótima, dicas de ouro, que deve ser consideradas a risca…. Dornelas me forneça seu email por favor…

  48. Carlos Mello - 2 de March, 2013 @ 3:36 pm

    Estou cursando o 1º semestre do curso de Administração, e um dos primeiros trabalhos a ser apresentado, cita este texto para uma referência de idéias.Achei sensacional e aumentou o campo de idéias para a implantação de um Plano de Negócios.
    Obrigado.

  49. Tatiane M. Machado - 4 de March, 2013 @ 10:52 am

    Estou iniciando o curso de Administração na Anhanguera EAD no Polo de Porto Seguro – BA. Tendo este assunto como tema para a apresentação do primeiro trabalho de Empreendedorismo, tenho lido todos os assuntos e Links relacionados, estou fascinada pelo assunto e mais tranquila ao conhecer este site do prof. José Dornelas, parabéns e obrigada!

  50. CLEIDIANE - 6 de March, 2013 @ 3:49 pm

    GOSTEI MUITO DESTE TEXTO E VOU USAR PARA ME APRIMORAR NO MERCADO DE TRABRALHO.

  51. CLEIDIANE - 6 de March, 2013 @ 3:49 pm

    GOSTEI

  52. Ariane - 6 de March, 2013 @ 5:20 pm

    Dr.José Dornelas, sou iniciante do curso de administração, e estou fazendo um trabalho sobre empreendedorismo, gostei bastante de suas idéias, pois a maneira com que você explica se torna bem mais fácil entender sobre essa matéria, pois é uma linguagem simples e que não deixa dúvidas.

  53. Marcos - 7 de March, 2013 @ 1:55 pm

    Um resumo: Orgânização(Panejamento) e busca de capacitção!

  54. Marcos - 7 de March, 2013 @ 2:08 pm

    Perso orientações para fazer um relatório, sobre dicas oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil.

  55. Magnólia Nobre - 8 de March, 2013 @ 9:50 pm

    Caro Dornelas, o texto e de grande valia abrangendo bastante o meu leque de conhecimento em empreendedorismo,sou estudante de Adm 1sem. em Ead de Porto Seguro (BA).Meus sinceros agradecimentos por compartilhar o seu tesouro para com a sociedade tão carente de percepção e oscilante de conflitos onde Aprendemos a Aprender e a Empreender..

  56. Gustavo - 9 de March, 2013 @ 3:02 pm

    Estou cursando o primeiro semestre de Administração aqui em Barra do Corda – MA, e essa matéria sobre empreendedorismo vai me ajudar muito no meu trabalho acadêmico.

  57. carlos eduardo kadu - 13 de March, 2013 @ 12:48 pm

    comecei o primeiro semestre de adm essa materia vai me ajudar no presente momento pois estou ampliando minha loja e parte do que acabei de ler,me ajudou a direcionar melhor minha ampliacao ajudando ampla visualizacao como empeendedor

  58. Elizangela Serudo Rebelo - 14 de March, 2013 @ 4:15 pm

    Caro Dornelas,fico muito feliz em poder ter acesso a um material sobre empreededorismo no brasil tão rico e colocado de maneira de simples entendimento.Sou estudante do primeiro semestre de administração em EAD de Manaus(AM)e esse material vai me ajudar bastante nesse momento.
    Obrigada!

  59. warlei dias - 15 de March, 2013 @ 10:03 pm

    Caro Dornelas. Achei muito interessante sua matéria ,ela é muito enriquecedora, ingressei-me este ano no curso EAD ADM. Vendo uma oportunidade de negócio, com a nova lei anti-álcool, gostaria de abrir um negócio do tipo sistema leva e trás, para as pessoas que querem ir para a balada, poder beber com os amigos, sem ter medo das consequências. Você acha que este negócio pode dar certo? Aguardo um conselho seu. Abraços

  60. simone felis - 21 de March, 2013 @ 1:12 am

    Achei uma matéria objetiva a qual iniciar uma empresa temos que está certo do que queremos.

  61. Jonatas Amaral - 1 de April, 2013 @ 4:55 pm

    Caro amigo,uma matéria rica muito bem detalhada, dando à nós, Pequenos Empreendedores, uma visão deste conceito primordial para a sobrevivência no mercado tão competitivo do nosso Brasil.

  62. Felix Chaves - 4 de April, 2013 @ 1:25 am

    Realmente, matéria muito interessante, está ajudando bastante nas aulas e trabalhos de empreendedorismo.
    Felix Chaves 1º semestre ADM(EAD Anhanguera Dourados M.S)

  63. Luis Henrique Chagas Leite - 5 de April, 2013 @ 10:50 am

    Prof. José Dornellas, Parabéns pelo artigo, sou estudante de Ciencias Contábeis, esse artigo esta sendo muito valioso pelas informações contidas, e pela forma na qual se desenvolveu.

    Onde podemos entender com clareza o que realmente é positivo ou negativo para um négocio, sendo ele pequeno, médio ou grande.

    O empreendedorismo ainda é uma disciplina que podemos refletir mais além, mas sempre na gama das particularidades. Pois cada empresa é constituida por uma sistema, mas isso é uma outra história, não menos importante.

    Ja presenciei pequenas empresas que surgem onde moro, e que em 1 ano, duplicou seu espaço fisíco e suas váriedades de produtos e serviços, mesmo por ser um empreendimento no âmbito familiar (gerenciado pela família), fiquei impressionado com a visão de futuro, realmente essa é a essência dos Empreendedores modernos.

  64. Gardenia Sales - 2 de May, 2013 @ 6:54 pm

    Estou sentindo na pele o erro de não ter elaborado um Plano de Negócio antes de abrir minha empresa. Hoje iniciando o meu cruso de Administração, vejo que cometi erros, espero que daqui para frente eu possa tomar algumas decisões que me ajude a manter a minha empresa ativa e evoluindo. GOSTEI MUITO DESTE TEXTO E COM CERTEZA IREI USA-LO PARA ME APRIMORAR.

  65. Vanderlei Antonio Colle - 14 de May, 2013 @ 8:06 pm

    Muito bom falar sobre esse assunto,pois quem não quer crescer,melhorar,vecer na vida,realizar-se profissionalmente,conquistar um status de conforto, tranquilidade,ter condições de cidadania,fazer parte da sociedade,e ser bem aceito por ela,autorealizar-se,obter conhecimento para fazer suas ações de uma forma mais tranquila ,padronizada,extraindo o maximo de você mesmo e o ambiente que o cerca,somando para o seu próprio crescimento pessoal,profissional e da sociedade como um todo,ser reconhecido,ser bom no que faz,e fazer de forma correta com ética,para servir de exemplo a outros,enfim quem não quer respirar fundo,bater no peito e dizer: eu venci,fiz o que deveria ter feito,se fosse fazer de novo faria do mesmo jeito,pois é o jeito certo,correto.
    se você se encaixa nesse perfil,ou em parte dele,você é um empreendedor nato,busque as ferramentas,os meios de se aprimorar e aprender sobre o empreendedorismo,que o suceeso lhe espera.

  66. wal - 15 de May, 2013 @ 1:18 pm

    Emprendedorismo ATps

  67. Valéria Souza - 25 de May, 2013 @ 7:51 pm

    Interessante esta reportagem, será de grande utilidade na elaboração de uma pesquisa. Estou cursando EAD Gestão Pública. Em nosso país há muito pouco investimento em novos empreendimentos, nós brasileiros ainda temos receio de arriscarmos, optamos sempre por um trabalho estável, de preferência no setor público ou em uma grande empresa.

  68. walkiria - 26 de May, 2013 @ 9:52 am

    parabens por estes comentarios serao de grande valia para a confecçao de minha atps

  69. Carmen Laura Antoniolo Silva - 1 de June, 2013 @ 11:51 am

    Obrigado prof.Dornelas pelas dicas.Mais do que nunca o empreendedor brasileiro necessita de qualificação, manter-se conectado, ter espírito inovador,planejar e planejar.Curso EaD Gestão em RH,foi de grande valia sua palestra.

  70. jackson oliveira santos - 2 de June, 2013 @ 4:07 pm

    ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE EMPREENDEDORISMO E UMA DAS TAREFAS É LER ESSE MATERIAL DO PROF.DORNELAS.E ESTÃO DE PARABÉNS A SUA EQUIPE PROFESSOR.FAÇO O CURSO EaD SUPERIOR EM GESTÃO PUBLICA.

  71. Marcos Antônio - 15 de April, 2014 @ 4:35 pm

    Essa Reportagem é bem interessante você esta de parabéns Prof Dornelas pelas dicas e os assuntos é de grande importância para os empreendedores.

  72. OCP Systems - 12 de December, 2014 @ 9:18 pm

    Todo negócio de sucesso nasce a partir de uma boa ideia, mas, afinal, você sabe realmente o que é uma boa ideia de negócio? Sabe como descobrir se tem chances de ganhar dinheiro? Ou se é apenas uma “fantasia” da sua cabeça que apenas exigirá esforços e investimentos sem qualquer retorno?

    Veja aqui algumas dicas para descobrir se um negócio online tem ou não chances de dar certo.

    Acesse: http://ocp.inf.br/websites/negocios-lucrativos-na-internet/

Comentário

Dr. José Dornelas

Palestrante, consultor, autor de livros best-seller e professor nas principais escolas de negócio.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 5ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 5ª Edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Empreendedorimos para Visionários Empreendedorismo para visionários
    Crie negócios inovadores para um mundo em transformação. [+]
  • Plano de negócios exemplos práticosPlano de negócios, exemplos práticos
    Desenvolva planos de negócios a partir de exemplos. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Criação de Novos Negócios Criação de novos negócios - 2ª Edição
    Empreendedorismo para o século 21. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Planos de Negócios que dão certo Planos de negócios que dão certo
    Um guia para pequenas empresas. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore