19 de October, 2011

Empreendedorismo na prática em Araxá e Caruaru

Estive recentemente na Uniaraxá para uma palestra na III Jornada Empresarial e em Caruaru para falar de empreendedorismo na prática. O desafio está lançado: o que é empreender na prática para você? Assista à apresentação a seguir e deixe seu comentário.

É isso aí.

Categorias: [ Comportamento ] [ Geral ] [ Inovação. ] [ Negócios ]

38 Comentários

  1. Ludmila Fernanda Ramos - 19 de October, 2011 @ 11:05 pm

    Empreender para mim é acreditar em você ser positivo e sensato, ser curioso ousado e criativo. Buscar conhecimentos de todas as areas até da onde você acha não ser necessario e acima de adimitir os erros e nunca achar que sabe o suficiente. “Empreender é fazer a diferença”.

    Abraços.

  2. Leandro Mota Santos - 20 de October, 2011 @ 8:29 am

    Bom dia.
    Empreender na prática é ver o que as outras pessoas não veem, é colocar seu conhecimento e experiência em prática e fazer acontecer.
    Abraços.

  3. Wesley Borges Lacerda - 20 de October, 2011 @ 10:02 am

    Bom dia…

    Empreender é o ato de investir em algo, seja na área familiar, profissional, novos negocios ou ate mesmo na área social. O verdadeiro empreendedor vê, acredita, mensura e corre em busca da conquista de seu ideal.
    Aquele que é curioso, criativo e apaixonado pelo que faz INOVA, e quando tem vontade e se prepara esta mostrando que QUER CRESCER, haja vista que é de extrema necessidade que se LIDERE ESTE PROCESSO. Assim age um verdadeiro empreendedor que QUEBRA PARADIGMAS.

  4. Wesley Borges Lacerda - 20 de October, 2011 @ 10:22 am

    Para empreender na pratica é necessario ter uma boa visáo de mercado, um plano de negocios bem estruturado, alinhar bem qual será seu público e QUERER CRESCER com INOVAÇÃO e perceveraça. É interessante frisar que o emprendedor tenha as características do comentario de cima.

  5. Graciela Aline - 20 de October, 2011 @ 11:54 am

    Boa tarde.
    Empreender na prática é destruir a ordem econômica,planejar e aproveitar as oportunidades,ter conhecimento e gostar do que faz,gera empregos e saber partilhar as conquistas,não ter medo que correr risco,mas medir as consequências de suas ações erradas.
    Abraços

  6. Valéria Regina - 20 de October, 2011 @ 12:33 pm

    Acreditar em si, ter coragem de alçar novos vôos cada vez mais altos, ser curioso, ter instinto de liderança, saber aprender com os erros… conjunto de qualidades fundamentais para um bom empreendedor, que ao serem colocadas em prática resultarão certamente em sucesso.

  7. Sonia Daniele Gonçalves - 20 de October, 2011 @ 1:51 pm

    Empreender é sonhar! Sonhar com os pés no chão e fazer do sonho um desafio alcançável. É preciso calcular os riscos, investir em conhecimento e informação, e buscar sempre mais.

  8. Jordana Estevão - 20 de October, 2011 @ 1:52 pm

    Empreender na prática é querer fazer a diferença, inovar, buscar ideias e se preparar. O bom empreendedor é aquele que sonha e corre atrás, é curioso, não tem medo do novo e do diferente. Por isso que um verdadeiro empreendedor gera empregos, faz o país crescer, enfim colobora com o crescimento.
    Quando lemos e ouvimos sobre empreendedorismo achamos que é simples, pensamos logo que precisamos ter uma boa ideia e correra atrás dela, mas por traz disso tudo existe um planejamento minucioso que acompanha a criatividade(inovação) e o querer.
    Enfim empreender é uma tarefa longa, mas que ao final dela se bem estruturada nos traz satisfação e e sentimento de vitória.

  9. Empreendedorismo na prática em Araxá - Help Startup | Help Startup - 20 de October, 2011 @ 3:58 pm

    [...] Leia mais em: Empreendedorismo na prática em Araxá. Compartilhar/Favoritos Posted in Empreendedorismo | « Infográfico: os 4 gigantes das redes sociais You can leave a response, or trackback from your own site. [...]

  10. DANIEL ALEIXO MACHADO - 20 de October, 2011 @ 9:12 pm

    “Vale lembrar que deveríamos sair dos nossos paradigmas, ficamos bitolados em exemplos de fracasso ( Nada se cria, tudo se copia), ai sim devemos pegar bons ou maus exemplos e aperfeiçor a idéia, transformando nossas maluquiçes em produtos inovadores, não tenham medo, invista, voçê poderá ser até mesmo um novo Stev Jobs, faça o agora.
    “Mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. E, por outro lado, a morte é um destino do qual todos nós compartilhamos. Ninguém escapa. É a forma como deve ser, porque a morte é provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente da vida. Limpa o velho para dar espaço ao novo.” (Steve Jobs)

  11. Emerson Geraldo Torres - 21 de October, 2011 @ 8:39 am

    Empreender na prática é ter um conhecimento de gestão com uma visão ampla do mercado, aproveitando as opotunidades de negócio que venham a surgir, com inovação, criatividade sempre acreditando na prosperidade do seu negócio,liderando de forma participativa valorizando as pessoas que fazem parte dele como peças fundamentais para o crescimento da organização.

  12. Luiz - 21 de October, 2011 @ 3:57 pm

    Boa tarde, parabéns a você e a uniaraxa pela palestra,tudo a ver com a prática e o dia a dia do empreendedor, tenho uma empresa familiar e mostrou bem a realidade e caminhos a seguir,valeu abraços

  13. SERGIO RICARDO BARBOSA - 25 de October, 2011 @ 11:51 am

    Boa Tarde !

    Ser empreendedor e você ter coragem de colocar em pratica suas ideis, gerir seus colaboradores e serviços transformando-as em um bem a disposição do cliente, gerando renda e emprego as familias e buscando competitividade no mercado a fim de alcançar um posição no mercado nacional ou internacional em consequência gerar lucro.

  14. Equipe JD - 25 de October, 2011 @ 2:33 pm

    Pessoal, a Equipe JD gostaria de parabenizar a todos pelos comentários!
    Como prometido pelo professor Dornelas durante a palestra em Araxá, selecionamos um dos comentários para ter acesso a versão com relatórios comparativos do Teste de Perfil Empreendedor.
    A melhor resposta, escolhida pela Equipe JD, foi a da Jordana Estevão!
    Por favor Jordana, entre em contato através do e-mail pn@planodenegocios.com.br para que possamos orientá-la.

    Novamente, gostaríamos de parabenizar a todos pela participação.

    Abraços,

    Equipe JD

  15. Empreendedorismo na prática em Araxá e Caruaru - Help Startup | Help Startup - 27 de October, 2011 @ 9:44 am

    [...] Leia mais em: Empreendedorismo na prática em Araxá e Caruaru. Compartilhar/Favoritos Posted in Empreendedorismo | « Livro do Startup Weekend conta sobre como levar uma companhia do conceito à criação em 54h You can leave a response, or trackback from your own site. [...]

  16. José Carlos - 27 de October, 2011 @ 1:30 pm

    Boa tarde,
    Parabens pela palestra.

    Empreender e ter exigências pessoais, interpessoais, empresariais e mercadológicas levam cada vez mais o ser humano a buscar se diferenciar em sua forma de visão e atuação no mundo dos negócios, empreender e ser nos mesmos dar-mos assas para nossos pensamentos.

  17. Hugo Soares - 27 de October, 2011 @ 10:37 pm

    Antes de mais nada queria lhe parabenizar pela ótima palestra e a facilidade de tratar o tema que para muitos é um bicho de sete cabeças…
    Para que possamos entender um pouco sobre empreendedorismos precisamos entender um pouco dos principais fatores que o compreendem que são eles: 1º e fator mais importante visualizar as OPORTUNIDADES que o mercado viabiliza no momento e como esse mercado vai reagir com o passar do tempo, pois com o passar do tempo o mercado pode dar uma reviravolta e modificar todo o planejamento foi para uma unica ocasião, 2º quais pessoas serão uteis para tornar o planejamento viável, como por exemplo qual o tipo de sócio para complementar o estilo de gestão necessário para que haja uma discursão do modo de como a empresa deverá prosseguir diante dificuldade e 3º como viabilizar recursos para que o projeto saia do papel e qual o valor necessário para manter a empresa em momentos de dificuldade. Além disse há outros fatores que iram influenciar no desenvolvimento da empresa ou não, entre esse fatores alguns deles são afobação de querer receber retorno financeiro muito rápido, sem perceber que as empresas normalmente levam algum tempo para estabelecer-se no mercado, se identificar com o produto ou serviço que no qual irá negociar, inovar é um dor principais motivos que explica a manutenção e ascensão de várias empresas em um mercado tão concorrido como é hoje, ter conhecimentos pelo menos básicos de gestão de empreendedorismo e saber gerir o fluxo de caixa, pois assim a “empresa” não entrará em pesquisas quem mostram que cerca de 60% de novas empresas quebram por falta de uma boa gestão.
    Esse foi um pouco do que pude repassar através desse comentário do tema que foi abordado na palestra de José Carlos Dornelas aos alunos da Favip, que além de esclarecer pontos do empreendedorismo, modificou não só a minha forma de pensar sobre o assunto mas de várias outras.

  18. Elias Serafim - 27 de October, 2011 @ 11:06 pm

    Tive a alegria de estar nesta palestra em Caruaru hoje à noite, e poder aprender muito sobre Empreendedorismo com o Professor Dornelas.
    Jugo que Empreender é ver algo de forma inovadora, e transformá-la em algo de diferente do que todo mundo já viu.
    Parabéns ao Professor Dornelas, pela ótima palestra no V Empreender da FAVIP – CARUARU/PE.

  19. Sayonara - 27 de October, 2011 @ 11:44 pm

    Empreender pra mim é ousar, com uma visão horizontal e o desejo de conquistar suas metas.Correr os riscos mas com conhecimentos e não com sonhos apenas.
    Participei da palestra ministrada pelo Prof.: Dornelas em Caruaru promovida pela FAVIP, momento que pude enriquecer meus conhecimentos e ter a certeza que estou no caminho certo.

  20. wérica do nascimento - 27 de October, 2011 @ 11:58 pm

    Parabéns,ao Dr. josé Dornelas,show de palestra aqui em caruaru no v empreender.
    Empreender é ter iniciativa de pôr em prática as oportunidades encontradas para uma idéia inovadora.E para isso o empreendedor deve se preparar,buscar conhecimento,achar as pessoas certas para colaborar(inclusive indivíduos com capacidades que o empresário não possui),e os recursos necessários.Pra tanto,esse empreendedor precisa ser criativo,motivador,ter visão,fazer planejamento,acreditar ,ter paixão naquilo que acredita,conhecimento de gestão e mercado,querer crescer,gostar de números e etc.Empreender é a arte de ousar na “versão pensada”.

  21. Rafaela Morais - 28 de October, 2011 @ 12:04 am

    Boa Noite! Prof. José Dornelas,

    Uma prazer emenso de pode participar da sua palestra em caruaru.
    Bastante enterresante e envolvente com o tema de empreendedorismo, que significa para mim “ver além que seus olhos podem enchegar”.
    Vou comprar seus livros!!!
    FAVIP – CARUARU / PE

  22. Rosângela - 28 de October, 2011 @ 2:28 am

    Empreender é planejar,acreditar e investir em idéias inovadoras e consistentes,visando sempre as oportunidades que surgem constantemente.É combinar conhecimento,competência e inovação no processo empreendedor.Saber enxergar as futuras necessidades antes mesmo delas surgirem.Empreender é ter PLANEJAMENTO como base,GESTÃO como meio e SUCESSO por fim.
    FAVIP – CARUARU / PE

  23. SOLANGE DE BARROS - 28 de October, 2011 @ 6:21 am

    Uma simplicidade impactante, provocadora, estimulante.
    Parabéns.

  24. Marina de Mello - 28 de October, 2011 @ 8:54 am

    A palestra no V Empreender, mostrou que empreendedorismo é um assunto que merece destaque, seja no interior de Pernambuco, seja em qualquer lugar do mundo. Parabéns pela palestra!

  25. João Paulo Marques - 28 de October, 2011 @ 8:54 am

    Sou aluno da FAVIP, e estou no quarto período de MARKETING, a palestra foi uma porta que com muita certeza vai dá passagem pra novas idéias, e digo que o poder do empreendedorismo, no marcado brasileiro não está sendo usado, e diante de tudo que foi passado na palestra com o Professor Dornelas, Vejo o empreendedorismo como uma fonte rica de ações que promove o desenvolvimento, econômico e social do país.

    (Devemos ver alem do problema, e transformá-lo numa oportunidade,) João Paulo Marques

  26. Arthur César Leandro - 28 de October, 2011 @ 9:19 am

    Bom dia , sou Arthur César aluno da Favip,Curso: MKT 2º período, tecnico em adm pelo SENAI santa Cruz do Capibaribe.

    Empreendedorimo, ato ou ação de planejar um negócio que venha a ter em sua maioria fins lucrativos como consequencia e que as ações efetivadas sejam feitas por amor, tendo sempre um controle (Estratégico, Tático, Operacional), visando resultados de crescimento para a empresa, tendo em mente que empreender, também é um ato de enorme perseverança e de fé,e saber que não podemos ver obstáculos como algo que quer nos derrubar, mas sim como um desafio que nos torne mais forte! O céu é o limite!

  27. Josimar Silva - 28 de October, 2011 @ 10:26 am

    Dornellas, meu comentário na verdade é para agradecer a simpatia e presteza em autografar os dois livros de sua autoria que levei (creio que foram os únicos que apareeram por lá), e também para deixar minhas sinceras felicitações pelo tempo que desprendi para assistir sua palestra, fomos recompensados!!!, desmonstrou-nos domínio total sobre o assunto e também nos deixou mais entusiasmados para conhecer mais sobre o assunto, e para finalizar empreeender na prática para mim é – “Assumir riscos, Se organizar em termos de conhecimento em gestão, se ousado e ainda por cima saber destinguir oportunidade de ideias “Boas”, resumindo e ter atitute”, já o estou fazendo, sucesso e obrigado mais uma vez.

  28. Cristiano Clemente - 28 de October, 2011 @ 1:33 pm

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o senhor, Professor Dornelas pela ótima palestra ministrada em Caruaru no V Empreender da FAVIP, graças a esta palestra pude entender mais sobre o que realmente é empreender na prática e sobre tudo o que envolve este ato com todos os sucessos e riscos e ainda as oportunidades que podem ser aproveitadas neste ótimo momento da economia brasileira. Obrigado e muito sucesso!

  29. Iury Rezende - 28 de October, 2011 @ 6:34 pm

    Boa noite,

    Sou aluno do sexto período de Administração da FAVIP, e venho aqui agredecer pela palestra ministrada ontem (27/20/2011). O tema abordado precisa ser cada vez mais discutido e difundido no Brasil, e sobretudo na região Nordeste onde existe tanto espaço para crescimento de empreendedores. Fiquei muito satisfeito em ver que o empreendedor “nato” é apenas um dos tipos de empreendedores, o que quebra a crença de várias pessoas de que não se pode aprender a empreender, sempre acreditei que com determinação e esforços é possível fazer de tudo, e vi que isto aliado com inovação e conhecimento são fundamentais para o processo de empreendimentos em qualquer lugar do mundo. Sendo assim tenho procurado me fortalecer nestas três áreas, sempre registrando boas idéias, para que com o conhecimento que tenho adquirido eu possa analisar suas viabilidades e possibilidades de acerto, para que então um plano possa ser feito e um objetivo traçado, o qual deverei perseguir com toda a força de vontade que tiver. Isto para mim é empreender.

    Mais uma vez presto meus agradecimentos pelas sábias palavras e pelo autógrafo no livro que usarei com sabedoria.

    Atenciosamente, Iury Rezende.

  30. nivaldo - 28 de October, 2011 @ 10:27 pm

    Empreender não é somente montar seu proprio negócio, mas sim conhecer o negócio e querer ir alem fronteira, superando obstaculos seja esse facil ou dificil e descobrir uma boa oportunidade em meio a crise mundiais oum locais,quero te dizer muito obrigado, eu estava no V Empreender FAVIP sou aluno de uma faculdade EAD e foi muito proveitoso para mim.Parabens

  31. felipe mendes - 29 de October, 2011 @ 9:09 am

    empreender na minha concepção é vivenciar uma experiencia intensa de inovação e criatividade gerando novos negócios e contribuindo para o desenvolvimento do país

    (desde já parabenizando o prof. Dornelas pela palestra ministrada no empreender FAVIP, foi sem duvida muito proveitoso para todos os presentes)

  32. João Paulo - 29 de October, 2011 @ 11:19 am

    Empreender é uma atitude, um fazer acreditar, um construir e desconstruir. Seja ele constante ou finito, mas tendo a certeza que sem a vontade de criar,
    planejamento, conhecimento e sabedoria daqueles ousaram ser mais e tiveram a coragem de caminhar dentro da incerteza, nada seria possível e a palavra empreender não existiria.

  33. ELAINE ALVES RIBEIRO - 30 de October, 2011 @ 7:33 pm

    empreender:
    e você conhecer seu mercado seu produto e qual publico alvo deseja atingir saber formar sua equipe de lideres e sempre um bom potencia de inovação.

  34. Davi Geffson - 31 de October, 2011 @ 1:40 pm

    Ao meu ponto de vista…
    Empreender é poder ver além daquilo que os olhos são capazes de observar, é criar, fazer acontecer, é ser ousado, a ponto de dar início , seja ele um projeto, que aos olhos de muitos pareça inacreditável, porém, o espirito empreendedor, proporciona a realização das coisas que só os determinados podem torná-las reais!

  35. Equipe JD - 3 de November, 2011 @ 3:08 pm

    Pessoal, gostaríamos de parabenizar novamente todos que deixaram seu comentário!
    Dessa vez escolheremos a melhor resposta escrita pelos que assistiram a palestra do Prof. Dornelas em Caruaru. O vencedor também terá acesso a versão com relatórios comparativos do Teste de Perfil Empreendedor.
    A melhor resposta, escolhida pela Equipe JD após o dia 27/10 foi a da Rosângela!
    Por favor Rosângela, entre em contato através do e-mail pn@planodenegocios.com.br para que possamos orientá-la.
    Novamente, gostaríamos de parabenizar a todos pela participação.

    Abraços,
    Equipe JD

  36. Prof. Deranor Oliveira - 9 de November, 2011 @ 3:56 pm

    Não participei da palestra em Caruaru, mas em outras oportunidades já presenciei os ensinamentos do Professor Dornelas. Na minha opinião ele caminha muito bem em direção à inovação e melhor ainda quando acrescenta um fator importantissimo que é sustentabilidade, num entanto ainda temos que avançar muio nas pesquisas e firmamos esse elemento com mais propriedade no conceito de empreendedorismo.
    Parabéns pelo lançamento do livro. Um abraço e até breve.

  37. jogo do bicho resultado - 3 de June, 2013 @ 4:50 am

    We’re a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your website offered us with useful info to work on. You have performed an impressive job and our entire neighborhood shall be thankful to you.

  38. Elias Souza - 28 de February, 2018 @ 3:00 pm

    a definição de empreendedorismo, para mim, é a união da oportunidade mais a capacidade sobre determinada área de conhecimento, isso com muita dedicação, ambição e força de vontade.

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore