17 de March, 2016

Empreendedores que dão certo criam produtos para satisfazer os próprios desejos.

Um interessante estudo recentemente publicado pela Kauffman Foundation nos EUA mostra um dado intrigante e que contradiz o que até então era tido como regra de ouro: os empreendedores devem criar produtos que atendam a um nicho de mercado e não aos seus próprios anseios. Mas o estudo mostra algo bem diferente…

Os empreendedores usuários dos seus próprios produtos contemplam um grupo bastante significativo nos EUA, principalmente quando o negócio criado é inovador. Aqueles que criaram empresas que têm pelo menos 5 anos de vida, desenvolvendo produtos ou serviços inovadores para atender uma demanda pessoal, representam 46% dos empreendedores inovadores bem-sucedidos. Nos EUA, essas empresas definidas como inovadoras no estudo representam cerca de 10,7% do total de empresas criadas.

Empreendedores de empresas mais tradicionais talvez não consigam tanto êxito quando criam algo voltado para si, mas quando a inovação é parte chave do negócio o mercado nem sempre está preparado para usar seus produtos e serviços e cabe ao empreendedor mostrar que sua criação tem valor. A partir daí, seu negócio pode criar novos nichos de mercado e se diferenciar ganhando clientes que nem sequer pensavam que precisam de tais produtos/serviços.

O que você acha? Vale a pena focar na inovação começando a solucionar problemas pessoais e criar uma empresa, ou partir para uma análise de mercado detalhada e identificar o que as pessoas querem para então criar o seu negócio?

5,

É isso aí.

Categorias: [ Comportamento ] [ Estratégia ] [ Geral ] [ Inovação. ] [ Negócios ]

1 Comentário

  1. Karla - 31 de March, 2016 @ 6:50 pm

    Sempre me pergunto se eu seria minha cliente. Pensando nas mil ideias engavetadas que tenho. Gostei da visão desse artigo. De fato é mais fácil vender algo no que acreditamos… Criar ou revelar desejos e formas de realizar as tarefas de modo mais simples podem ser um começos interessantes também e levar a produtos visionários…

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore