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Empreenda sem ser criativo

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Você provavelmente já ouviu falar que, para empreender, montar o próprio negócio, é preciso ter uma ideia genial para levar sua empresa ao sucesso. Mas ideias geniais não surgem em qualquer lugar e para todo mundo, pois geralmente são decorrentes da criatividade diferenciada de poucos indivíduos.

Se você não faz parte deste clube seleto dos criativos, o que fazer? O primeiro passo é não se desesperar achando que empreender não é para você…

A criatividade é, sem dúvida, uma grande virtude. Porém, mais importante que ser criativo no mundo dos negócios é ser curioso.

Os empreendedores que colocam suas ideias em prática nem sempre são os que tiveram um grande lampejo criativo, mas geralmente são os que tiveram mais agilidade, iniciativa e se anteciparam aos demais para fazer acontecer.

Eles observam o ambiente ao seu redor, analisam as falhas nos diversos mercados onde são protagonistas como clientes e, a partir daí, começam a vislumbrar soluções (produtos e serviços) que possam atender à sua demanda e de demais pessoas que têm as mesmas necessidades e até então não têm sido bem atendidas.

Qualquer pessoa pode criar um negócio sem ser criativa, mas precisa exercer sua curiosidade para identificar oportunidades onde outros só veem problemas. Veja o exemplo do João e pense como poderia ser aplicado ao que ocorre em seu bairro ou sua cidade:

Observação mostra oportunidades

João mora no interior de São Paulo, em uma cidade de 200 mil habitantes e tem o hábito de tomar café da manhã fora de casa aos domingos. Todo final de semana João vai à padaria mais próxima de sua casa e faz sempre o mesmo pedido: café com leite, misto quente e suco de laranja.

O atendimento na padaria é adequado, os produtos bons, e João nunca imaginou que precisaria de algo mais para se satisfazer.

Mas, após visitar uma casa de café na capital, ele percebeu que muito do que consumiu também poderia ser vendido em sua cidade, com destaque para os pães especiais, café espresso com diferentes blends, e um ambiente mais aconchegante.

A ideia de montar algo parecido em sua cidade não lhe saía da cabeça e durante várias semanas João pesquisou para conhecer mais a respeito de casas de café.

Visitou outros estabelecimentos em sua cidade e, o mais importante, conversou com muitas pessoas em todos os estabelecimentos que visitou para saber se o que ele via como um diferencial, uma necessidade na cidade, outras pessoas também viam.

Com respostas convincentes às suas dúvidas e com o desejo do público identificado, João tomou a iniciativa e colocou em prática o sonho de ser dono do próprio negócio.

Como era sua primeira inserção no mundo dos negócios, preferiu assumir um risco menor e optou por uma franquia conceituada e em crescimento. Em pouco mais de dois anos, os lucros começaram a aparecer.

Note que o caso do João poderia se aplicar a qualquer pessoa, inclusive a você. Ele não foi o criativo que pensou em uma casa de café diferente, mas teve a iniciativa para colocar em prática o negócio a partir de uma necessidade identificada. É isso o que os empreendedores fazem. Eles antecipam-se aos fatos e transforam ideias em oportunidades.

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