5 de July, 2010

É tempo de empreender

O blog Pensando Grande acompanhou em tempo real o Seminário Internacional de Empreendedorismo ocorrido no final de Junho em São Paulo. Confira a seguir o resumo da palestra que proferi na abertura do evento.

Por Camila Hungria em 23 de June de 2010


O Seminário Internacional de Empreendedorismo começou hoje com uma apresentação do Professor José Dornelas, especialista em empreendedorismo, com o tema “Como fazer acontecer no novo cenário do empreendedorismo brasileiro”. De acordo com o professor, o Brasil encontra-se em um momento propício para que empreendedores lancem novos negócios, processo que está, cada vez mais, sendo influenciado por um cenário favorável, rico em janelas de oportunidades, novos nichos de mercado em ascenção, e aumento dos investimentos externos.

Para Dornelas, o papel da internet como ferramenta impulsionadora desses processos é fundamental. “Esse é um canal que o empreendedor atento está usando para acessar um público que ainda não tem acesso à esse mercado”, começa Dornelas.

A pergunta é: que caminhos um empreendedor deve seguir para aproveitar ao máximo esse momento favorável, lançar e fazer crescer o seu negócio? De acordo com Dornelas, a chave para essa questão é a inovação. “Temos que transformar a criatividade em inovação de fato”, explica o professor. Para ele, a inovação só pode ser alcançada por meio de três pilares de ação: gestão, liderança empreendedora e pelo “querer crescer do empreendedor”. Surpreendentemente, o Brasil, em comparação a outros países do mundo, ainda apresenta uma taxa muito pequena de empreendedores que inovam.

A palestra segue com o professor apontando alguns erros primordiais, que podem prejudicar o andamento dos negócios, cometidos por novos empreendedores. Em primeiro lugar, o empreendedor deve estar ciente que é fundamental ele definir que tipo de negócio quer lançar, para, em um segundo momento, partir para a captação de recursos. “Muitas vezes observamos que os empreendedores começam a pensar no tipo de negócio que querem a partir da quantia de dinheiro disponível”, comenta. Além disso, para um empreendedor ser bem sucedido, outro ponto apontado por Dornelas como promordial, é que ele saiba gerencial o fluxo de caixa de sua empresa.

Por fim, Dornelas aponta algumas tedências de crescimento empresarial às quais os empreendedores devem ficar de olho. De acordo com ele, colaboratividade, ja é, e será cada vez mais, uma premissa para o sucesso de uma empresa, bem como o trabalho em rede a mobilidade e a intereção entre diferentes empresas atuando como parceiras. Outros fatores importantes, que impulsionarão o crescimento dos novos negócios, serão a opção por novos modelos de crescimento – apoiados em unidades menores e independentes – além de uma nova configuração nas relações de trabalho.

Categorias: [ Geral ] [ Negócios ]

1 Comentário

  1. Eucrisa Pereira dos Santos Crabi - 18 de October, 2010 @ 1:28 pm

    Fiz Empretec em 2009. Havia acabado de ficar sócia de uma escola infantil.Gerenciei tão bem o fluxo de caixa que em 2 anos adquiri um terreno de 1.200 metros quadrados por 230.000,00. Nada mal para uma empresa no mercado há 23 anos e sem nada de seu. Porém meu erro foi ter associado-me a uma pessoa desconhecida e não idônea, ( olha que cheguei até ela , através do meu terapeuta que era namorado dela.) Eles queriam apenas que eu injetasse dinheiro para resolver o descontrole financeiro dela, que já havia logrado outras sócias antes de mim.Eu, porém fui mais esperta e quando percebi o conto dovigário em que me meti, com muita dor , saí fora, sem prejuízo, levando o terreno e deixando a escola para ela , que graças a Deus não passou para meu nome, tínhamos um contrato de gaveta, pelo que paguei 150.000,00. Eu queria abrir uma franquia da Byti Companny, foi persuadido pelo lobo-mal do terapeuta. Agora busco novos caminhos pois , passado meu luto, fruto da frustração por ter sido enganada e pisaram em cima dos meus sonhos, pelo menos sei administrar bem.Quero abrir uma empresa nova, sem vícios e selecionar melhor as pessoas para estarem ao meu lado.Sou idealista mais hoje mais realista e sou brasileira enão desisto nunca. Como adquirir o livro Como conseguir investimentos para o seu negócio? Aguardo, um abraço!

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore