2 de January, 2017

É possível iniciar um negócio de sucesso sem planejamento: entenda quando e como

Há situações nas quais ao invés de analisar em detalhes uma oportunidade, o empreendedor cria a oportunidade. Mas esse tipo de abordagem não é aplicável para todo tipo de negócio.

Você precisa saber se há uma perda em potencial acima de sua capacidade de arcar com um eventual prejuízo (em caso de não dar certo o negócio). Para saber se é o seu caso, responda a algumas perguntas: Quem sou? O que eu sei? Quem eu conheço?

As respostas dirão se é possível começar a partir do que você possui e então partir para a ação. Esta abordagem indica ainda ao empreendedor que ele não deve ficar esperando pela oportunidade ideal e que não adote a estratégia de buscar o que não tem em outros lugares.

As variáveis estão mais sob o controle do empreendedor, mas sua capacidade de escalabilidade é limitada, dependendo das respostas às perguntas.

Quem sou não se refere apenas à autoanálise de perfil do empreendedor, mas suas crenças e valores etc. A pessoa do empreendedor é o principal ativo do negócio, além das pessoas que atrairá para compor a equipe que desenvolverá a empresa com ele.

O que sei refere-se ao conhecimento e experiência do empreendedor. Por exemplo, você terá muito mais chances de sucesso ao criar um negócio que requer conhecimento técnico caso sua área de atuação e formação sejam condizentes com este tipo de negócio.

Quem eu conheço refere-se às suas relações interpessoais, à sua rede de contatos. Os empreendedores mais experientes sabem que nutrir e desenvolver a rede de contatos é tão importante quanto qualquer outra atividade do negócio.

Após responder às três perguntas, o empreendedor deve definir quais são suas perdas aceitáveis, ou seja, o que ele está disposto a perder. Note que o processo tradicional de planejar para atingir um objetivo não se aplica neste caso.

Mais que pensar no que você quer ganhar deve-se pensar no que você está disposto a perder. Essa regra pode ser resumida como em uma situação na qual você joga um jogo onde os resultados são imprevisíveis. O conselho é que você siga duas regras:

1 – Não aposte mais do que você pode esperar como retorno
2 – Não aposte mais do que você está disposto a perder

De fato, a ideia aqui é que você defina o que está disposto a perder de dinheiro, tempo (ou período sem ganhos, por exemplo), oportunidades no mercado de trabalho (ao se dedicar ao negócio próprio você fecha as portas para oportunidades de trabalho) etc.

Parece simples, mas há bastante risco nesta abordagem. Se não houver comprometimento do empreendedor, a perda que ele definiu como aceitável pode ser maior que o esperado.

Como você lidará com situações imprevisíveis, deverá ter alta tolerância a situações ambíguas, incertas, e não terá como prever o futuro, já que não planejou ou não conseguiu planejar.

Este texto foi escrito com base no livro Empreendedorismo para visionários.

Categorias: [ Geral ] [ Negócios ] [ PN ]

1 Comentário

  1. Martinho Cacungo - 17 de January, 2017 @ 5:18 am

    Tudo certo e correcto.

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 6ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 6ª Edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorimos para Visionários Empreendedorismo para visionários
    Crie negócios inovadores para um mundo em transformação. [+]
  • Plano de negócios exemplos práticosPlano de negócios, exemplos práticos
    Desenvolva planos de negócios a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª ed.
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Criação de Novos Negócios Criação de novos negócios - 2ª Edição
    Empreendedorismo para o século 21. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore