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Diga não à obsessão com o marketing viral na internet

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Quem trabalha com negócios online geralmente diz que tornar uma campanha na internet algo viral é o caminho para o apogeu. Mas estudos e a experiência dos envolvidos com o tema mostram que a popularidade instantânea pode não ser tão benéfica assim.

Segundo David Spitz, especialista no assunto, os marqueteiros cometem muitos erros quando tentam fazer com que suas mensagens viralizem. Uma das falhas é no desenvolvimento de relacionamentos com as pessoas que de fato divulgam seu conteúdo.

Para os iniciantes, a dica é parar de buscar alvos genéricos e sem critérios para aumentar a audiência, parar de atender o máximo de consumidores sem critérios e deixar de almejar um grande número de curtidas no Facebook.

O foco deveria ser cuidar das pessoas importantes para o seu marketing, chamados de multiplicadores. Assim, o objetivo deixa de ser conseguir algo viral, que nem sempre traz resultados efetivos (conversão em vendas).

Um exemplo é quando alguém assiste a um vídeo, compartilha seu conteúdo, mas o marqueteiro de plantão não sabe quem essa pessoa é. O relacionamento com o consumidor acaba aqui.

Ao invés disso, se você identificar seus multiplicadores, os resultados podem ser diferentes. Busque conhecer quem são. E não há necessidade de remunerá-los ou dar prêmios. Basta reconhecê-los publicamente.

Isso pode ser feito dando algum destaque ao multiplicador no seu website ou respondendo a ele em sua rede social, o que geralmente é mais que suficiente para gerar engajamento.

E ainda, você pode mantê-lo atualizado por e-mail e mostrando a ele as novidades com antecipação. Assim, você consegue uma massa crítica que vai divulgar sua marca com prazer e afinidade e, com certeza, incentivar outros a fazê-lo.

Isso é muito comum em websites ou lojas de e-commerce nos Estados Unidos, mas não tão usual no Brasil.

Talvez caiba aos nossos empreendedores envolvidos com start-ups de internet pensar o marketing não apenas como publicidade, mas como uma poderosa ferramenta de relacionamento com os consumidores.

Marketing vai além de criar campanhas com foco em atingir a maior quantidade de pessoas possível. O bom e velho marketing ainda cabe na nova era de negócios digitais. Ou seja, há que se pensar na melhor estratégia para atender adequadamente cada público-alvo.

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