19 de October, 2017

Dicas valiosas para persuadir seu consumidor

Os profissionais de marketing muitas vezes procuram minimizar ou eliminar interrupções quando criam mensagens persuasivas buscando aumentar a atenção dos consumidores. Porém, um novo estudo mostra que esta estratégia pode não ser a mais correta.

Em vários experimentos realizados pelos pesquisadores Daniella Kupor e Zakary Tormala, da Universidade de Stanford, foi comprovado que uma pausa momentânea aleatória no meio da mensagem de venda pode aumentar o impacto persuasivo desta mensagem.

Em um dos experimentos, os participantes da pesquisa que estavam sendo informados sobre uma nova marca de trufa de chocolate escuro mostraram-se dispostos a pagar cerca de 50% mais pelo produto quando a sua descrição verbal foi interrompida durante 15 segundos.

Uma interrupção desperta a curiosidade do ouvinte, aumentando o processamento mental, dizem os pesquisadores, já que em todas as situações testadas ficou clara a constatação.

Ao documentar tal efeito, este estudo refuta relatos anteriores, e popularmente difundidos no mundo dos profissionais de marketing, sobre os efeitos negativos das interrupções.

Isso porque, o que normalmente vemos, principalmente em mensagens publicitárias, é a tentativa de se aproveitar ao máximo os poucos segundos na TV ou no rádio, até mesmo devido ao custo de tais veiculações publicitárias.

Mas um alerta levantado pelos pesquisadores é que a interrupção não pode ocorrer logo após o conteúdo principal da mensagem que você quer passar seja apresentado, pois nesse caso o efeito da interrupção não auxiliará no aumento da persuasão da mensagem.

Esta pesquisa e seus resultados podem influenciar consideravelmente o formato da entrega de mensagens aos potenciais compradores, nos mais variados meios de comunicação. Os vários experimentos foram feitos nos EUA, mas é bastante provável que os efeitos sejam os mesmos por aqui.

Como, cada vez mais, todos tentam chamar a atenção dos clientes para que não se dispersem e comprem também por impulso, parece muito contraditório propor algo que faça justamente o contrário, ou seja, mudando o foco ou a atenção do cliente.

De todo modo, se você for um empreendedor que atua no varejo, fica fácil testar os efeitos do estudo para saber se, de fato, podem trazer mais retorno ao seu negócio. Procure se comunicar com alguns consumidores e medir se uma breve mudança de assunto e a retomada imediata do tema principal, após alguns segundos, auxiliam na sua persuasão de venda.

Os resultados podem surpreender até os mais céticos.

Categorias: [ Comportamento ] [ Geral ] [ Marketing ] [ Negócios ]

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 6ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 6ª Edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorimos para Visionários Empreendedorismo para visionários
    Crie negócios inovadores para um mundo em transformação. [+]
  • Plano de negócios exemplos práticosPlano de negócios, exemplos práticos
    Desenvolva planos de negócios a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª ed.
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Criação de Novos Negócios Criação de novos negócios - 2ª Edição
    Empreendedorismo para o século 21. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore