6 de June, 2008

Dicas para empreender no bate-papo UOL – parte 3

Última parte de perguntas e respostas do Chat no UOL sobre empreendedorismo.

(06:44:27) De brito fala para Jose Dornelas: Gostaria de saber como se distingue um funcionário qualquer de um funcionário empreendedor?

(06:45:40) Jose Dornelas: Oi De brito, a resposta anterior que dei à pergunta do Gonçalves talvez ajude a entender, mas o funcionário empreendedor é aquele que faz a diferença, que supera as expectativas.

(06:46:03) matt fala para Jose Dornelas: Boa noite professor, seguindo o raciocínio do pessoal a respeito de idéias novas. Qual o melhor caminho para iniciar um empreendimento de um produto novo no mercado, levando-se em conta o alto custo de patente?

(06:47:30) Jose Dornelas: Oi Matt, sugiro que tente apoio financeiro junto às Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados. Em SP, por exemplo, a Fapesp concede até 600mil para projetos inovadores e auxilia com os trâmites para depositar patentes.

(06:47:47) Bageston fala para Jose Dornelas: Professor, o sucesso de um empreendimento depende do perfil das pessoas: do empreendedor, do investidor e do gestor – como conciliar esses perfis em um mesmo neógio (empreendimento) quando se é pequeno (e as vezes um só) ????

(06:49:22) Jose Dornelas: Oi Bageston, não depende apenas do perfil, mas do ambiente, das circunstâncias, de vários fatores. Tente, desde o início da empresa, a formar equipes empreendedoras, pois o empreendedor não ganha escala, não cresce sozinho, sempre precisará de uma equipe forte ao seu lado.

(06:49:30) Eng.empr fala para Jose Dornelas: Boa noite mestre, hj as emrpesas se preocupam mto mais com resultados e se esquecem da motivação. O que a motivação pode mudar na vida de uma pessoa e de um empreendedor?

(06:51:44) Jose Dornelas: Oi Eng, empreendedor sem motivação não consegue seguir em frente. Pergunte a um empreendedor que você conhece como ele lida com a motivação pessoal e da equipe. Ele/ela com certeza dirá que a motivação representa 50% do segredo do seu sucesso.

(06:51:45) Emerson fala para Jose Dornelas: Prof. A liderança está diretamente ligada ao empreendedorismo?

(06:52:42) Jose Dornelas: Oi Emerson, liderar equipes de maneira eficaz é uma das mais importantes características dos empreendedores que atingem o sucesso.

(06:52:47) SDC fala para Jose Dornelas: Qual é o principal “segredo” para se tornar um empreendedor de sucesso?

(06:54:31) Jose Dornelas: Oi SDC, não existe um segredo oculto. Deve-se identificar uma boa oportunidade, trabalhar muito, ousar, pensar com horizonte de longo prazo e executar o planejado, tomando o devido cuidado para eventuais desvios de rota. Sabendo, claro, que os riscos do fracasso sempre estarão presentes.

(06:54:54) 100destino fala para Jose Dornelas: Boa noite, como se pode definir “ter visão de futuro” ? obrigado pela atenção

(06:57:50) Jose Dornelas: Oi 100destino, ter visão de futuro significa observar atentamente as tendências do mercado e tentar antecipar hoje ações que permitirão a sua empresa estar bem posicionada quando eventos futuros ocorrerem. Sair do pensamento do dia-a-dia e imaginar, analisar, buscar antecipar o que vai ocorrer. Não se trata de futurologia, mas de análise e dedicação de tempo a esta tarefa.

(06:58:15) luiz moretti fala para Jose Dornelas: De que forma o senhor ve o programa O Aprendiz 5, já que trabalha com temas referentes a Publicidade e Empreendedorismo. As lições do programa são úteis, reais?

(06:59:10) Jose Dornelas: Oi Luiz, acho que toda experiência é válida e programas na TV sempre trarão algo de útil para os que pensam ou estão planejando empreender.

(06:59:28) Geovanna/UOL fala para Jose Dornelas: José, essa foi a ultima pergunta. Pode se despedir do pessoal.

(07:00:25) Jose Dornelas: Pessoal, agradeço a atenção e o interesse de todos pelo tema. Sugiro que visitem meu blog www.josedornelas.com, aonde comento mais sobre o assunto. Obrigado!

Categorias: [ Estratégia ] [ Geral ]

2 Comentários

  1. Uanderson Paiva - 6 de September, 2008 @ 10:55 pm

    Caro Ms Dornelas,estou fazendo uma monografia de pós-graduação, com o tema Empreendedorismo em Reciclagem de Polímeros, e defendo o seguinte: dois estágios de empreendedorismo, o primeiro está na arte da “CRIAÇÃO”, construindo o que ainda não existe, e o outro estágio não menos importante será a “INOVAÇÃO”, tornando novo aquilo que já existe, de forma aperfeiçoada. Etá correto? ou empreendedorismo é somente criar algo que não existe?
    Abraço.

  2. Uanderson Paiva - 6 de September, 2008 @ 10:57 pm

    Caro Ms Dornelas,estou fazendo uma monografia de pós-graduação, com o tema Empreendedorismo em Reciclagem de Polímeros, e defendo o seguinte: dois estágios de empreendedorismo, o primeiro está na arte da “CRIAÇÃO”, construindo o que ainda não existe, e o outro estágio não menos importante será a “INOVAÇÃO”, tornando novo aquilo que já existe, de forma aperfeiçoada. Está correto? ou empreendedorismo é somente criar algo que não existe?
    Abraço.

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore