2 de June, 2008

Dicas para empreender no bate-papo UOL – parte 2

Continuação com mais perguntas e respostas do Chat no UOL sobre empreendedorismo.

(06:22:30) Agugusto fala para Jose Dornelas: Estou terminando o curso de engenharia de produção, posso ser um empreendedor dentro duma empresa?

(06:23:17) Jose Dornelas: Oi Agusto, claro. Quanto antes você começar a fazer a diferença na empresa, mais rápido crescerá e com certeza terá uma carreira de sucesso.

(06:23:48) pacto com o diabo fala para Jose Dornelas: como se deve administrar um negócio que vc não conhece, chega de primeira mão. É melhor o dono contratar um administrador, ou ele mesmo tomar as rédeas?

(06:25:13) Jose Dornelas: Oi Pacto, essa não é uma tarefa fácil. O ideal é você envolver alguém da área para administrar, mas se não for possível, terá que se envolver diretamente. Só tome o cuidado para não cometer erros básicos neste momento. Para evitá-los, visite negócios similares em outros mercados e tente aprender com os empreendedores que entendem do assunto.

(06:25:28) __LF__ fala para Jose Dornelas: Boa noite professor, sou estudante de engenharia de produção na UNESP em Guaratinguetá, Desde o primeiro dia de aula ficamos sabendo da importância do empreendedorismo para a nova engenharia. No entanto gostaria de saber até que ponto a universidade consegue oferecer aos alunos uma visão empreendedora?

(06:28:47) Jose Dornelas: Oi LF, as universidades estão muito mais preparadas atualmente que em minha época. Também sou engenheiro, formado na USP, e me lembro que havia pouca ou quase nenhuma discussão sobre o tema quando eu estudava engenharia. Hoje em dia você tem várias iniciativas ligadas às universidades que fomentam o empreendedorismo: disciplinas sobre o tema, incubadoras de empresas, palestras, empresas juniores… Agora cabe aos alunos aproveitarem estas oportunidades!

(06:28:53) digoftto fala para Jose Dornelas: Boa noite Dornelas, como eu faço para analisar os riscos e retornos de um investimento?

(06:30:43) Jose Dornelas: Oi Digoftto, a forma mais adequada, se o investimento for em uma empresa, é a análise do seu plano de negócios, que deve conter dados estratégicos, de mercado, da equipe, investimentos necessários, quanto e quando acontecerá a colheita: o retorno.

(06:30:53) Martin fala para Jose Dornelas: Boa noite professor, tbm sou universitario, (sem capital), gostaria de saber se existem formas de viabilizar minhas ideias atraves de parceiros ou investidores?

(06:32:36) Jose Dornelas: Oi Martin, você se enquadra no grupo dos que têm idéias, mas estão em busca de recursos, ou seja, a maioria. Hoje em dia há muita possibilidade de acesso a recursos não reembolsáveis no Brasil. A dica é sempre visitar os sites do governo, como Finep, BNDES, Fapesp, que estão repletos de editais para negócios inovadores.

(06:32:55) joffre fala para Jose Dornelas: o que vc aconselha aos futuros empreendedores em relação as mudanças que ocorre no mercado a todo momento ???

(06:34:22) Jose Dornelas: Oi Joffre, recomendo agilidade, curiosidade e rapidez na tomada de decisão. Lembre-se que você não é o único a enfrentar as mudanças. Os concorrentes também enfrentam! Assim, quem se antecipar com estratégias mais adequadas vencerá…

(06:34:33) bocato fala para Jose Dornelas: Dornelas, com tanta coisa que se faz hoje pela internet, vale a pena empreender pela internet? Qual é a melhor forma?

(06:36:32) Jose Dornelas: Oi Bocato, claro que vale a pena, mas a pergunta é se você quer um negócio baseado na internet. Será que é para você? Está dentro do seu perfil? Pense nisso… Uma dica, leia o livro de Tim Ferris: 4h workweek, uma pérola sobre o assunto.

(06:37:13) cris fala para Jose Dornelas: Boa noite, Dornelas! Como posso empreender uma repartição pública, já que as dificuldades são muitas… desde funcionários sem muita vontade até escassez de recursos?

(06:39:14) Jose Dornelas: Oi Cris, seu desafio não é dos mais fáceis, mas eu diria que você pode tomar a iniciativa, liderar o processo, mostrar aos demais que empreender é trabalhar em equipe de forma que todos conquistem os resultados e compartilhem o reconhecimento. Eu iria por esta estratégia de convencimento…

(06:40:19) marcos fala para Jose Dornelas: Dornelas,nos dias de hoje vale apena investir na bolsa de valores,aplicar dinheiros em ações?

(06:42:17) Jose Dornelas: Oi Marcos, sempre é válido investir na bolsa, mas tome cuidado que não seguir a onda de euforia e investir em momentos de alta, pois seus riscos de perda no curto prazo aumentarão. Pense ainda em investir em empresas de capital fechado, em estágio embrionário. O risco é maior, mas se a empresa crescer e atingir o sucesso, você ganhará bastante com isso. Você pode encontrar estas empresas em incubadoras em todo o país.

(06:42:19) Gonçalves fala para Jose Dornelas: Olá prof, qual a diferença entre administrador e empreendedor?

(06:44:13) Jose Dornelas: Oi Gonçalves, o administrador planeja, organiza, aloca recursos, gerencia pessoas, controla… O empreendedor faz tudo isso e busca superar os desafios, entregando mais que o esperado.

Categorias: [ Estratégia ] [ Geral ]

2 Comentários

  1. Evandro Oliveira França - 6 de August, 2008 @ 7:10 pm

    Prezado Mestre, Dornelas,desde o primeiro dia de aula fiquei sabendo da grande importância, do empreendedorismo.
    Sou aluno do curso de gestão da qualidade,e gostaria desaber de que forma eu posso melhor utilizar o empreendedorismo na empresa que eu trabalho?

  2. Alex - 28 de October, 2016 @ 10:51 pm

    BOA NOITE DR.JOSÉ DORNELAS GOSTARIA DE TI MOSTRAR UM VÍDEO DE UM NEGOCIO PRÓPRIO QUE COMEÇEI E QUERIA SABER A SUA OPINIÃO A RESPEITO,SE PUDER ME ADD NO ZAP PARA MIM TI MANDAR O VIDEO MEU NUMERO É 32988949335 MEU NOME É ALEX OBRIGADO

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore