27 de May, 2008

Dicas para empreender no bate-papo UOL – parte 1

Na segunda-feira, 26/maio, participei de um chat bem interessante no UOL com cerca de 400 participantes. Relato a seguir o resumo das principais perguntas e respostas. Espero que o conteúdo seja útil aos seus negócios.

06:02:10) Amanda fala para Jose Dornelas: Prof, como fazer para ser empreendedor em uma empresa que diz que valoriza esse tipo de atitude, mas, na prática, a conversa é outra?

(06:04:04) Jose Dornelas: Oi Amanda, infelizmente hoje em dia muitas empresas têm adotado o discurso do empreendedorismo apenas na teoria. Minha sugestão é que você analise todas as possibilidades de empreender nesta empresa e caso perceba que não conseguirá resultados, busque alternativas mais interessantes no mercado. É isso que os empreendedores corporativos fazem.

(06:04:09) SENINHA fala para Jose Dornelas: Boa tarde José Dornelas. O que é necessário para iniciar um negócio de franquia?

(06:06:44) Jose Dornelas: Oi Seninha, em primeiro lugar pesquise as opções existentes, que são muitas. Visite franquias e franqueadores, vá a feiras do setor, converse com alguns franqueados e, após identificar as opções mais interessantes para o seu perfil, analise questões de investimento/retorno. Deve-se tomar cuidado com a quantidade de ofertas de franquias que o mercado oferece…

(06:07:22) jovem empreendedor fala para Jose Dornelas: Boa tarde. Tenho 25 anos e há 3 iniciei minhas atividades no ramo dos negócios. Sou profissional da área técnica industrial e não possuía contato com administração de empresas. Iniciei junto a dois amigos uma empresa de transporte turístico, onde compramos 3 ônibus com 30% de entrada e assumimos o pagamento do restante em 36 parcelas. A empresa seguiu sustentável e sempre pagamos as prestações. Resolvi sair desta empresa para iniciar um outro negócio numa atividade onde eu me sentiria melhor, que eu gosto mais. Abri um restaurante na praça de alimentação de um shopping center e segui o mesmo raciocínio dos ônibus. Eu tinha aproximadamente 30% do capital necessário para o investimento e os outros 70% captei no mercado e com amigos e familiares. Enquanto a empresa de turismo durou 2 anos com tranqüilidade, o restaurante funcionou por 4 meses e hoje me resta a dívida dos 70% do capital que tive que captar. Faço esse relato e peço que o sr. comente a respeito do “amadorismo” no empresariado.

(06:07:22) jovem empreendedor fala para Jose Dornelas: (que no meu caso classifico como falta de experiência) e a importância do capital de giro para qualquer tipo de empresa se tornar sustentável

(06:11:57) Jose Dornelas: Caro “jovem empreendedor”, apesar de 25 anos de idade, sua experiência é maior que a de muita gente com mais idade, com certeza. Como você percebeu, há certos riscos que são fatais para qualquer negócio e no caso apresentado você incorreu em um dos mais comuns: a falta de recursos, principalmente para capital de giro. Todo negócio tem uma fase inicial em que haverá mais necessidade de caixa, mais investimento e pouco retorno. Enquanto esta etapa não for superada, ficará difícil a empresa crescer mais rapidamente. Assim, sugiro sempre que o empreendedor analise a exposição máxima do caixa e quando esta ocorrerá, o que pode muito bem ser determinado com um bom plano de negócios.

(06:12:37) Amanda fala para Jose Dornelas: Como você definiria o empreendedorismo?

(06:14:26) Jose Dornelas: Oi Amanda, o tema empreendedorismo é muito abrangente. Há algum tempo as pessoas relacionavam o assunto à criação de novos negócios, mas é mais que isso. Trata do fazer acontecer, de superar desafios, de buscar, de forma comprometida, seus objetivos e não desanimar, de desenvolver uma visão de futuro e de transformar a sociedade com criatividade e inovação.

(06:14:30) bibis fala para Jose Dornelas: oi Dornelas, boa noite. queria saber quais são os principais motivos que levam idéias maravilhosas a não irem para frente, em termos de negócios?

(06:16:18) Jose Dornelas: Oi Bibis, o que acontece é nem sempre “idéias maravilhosas” são oportunidades maravilhosas. Em resumo, toda idéia para ter viabilidade deve ser analisada do ponto de vista de oportunidade de negócios: se há potencial econômico, se há clientes em potencial, se há ou não competidores no mercado e quanto o empreendedor poderá lucrar com ela!

(06:16:25) bocato fala para Jose Dornelas: Olá, Dornelas. O que é mais difícil, ser executivo ou empreendedor? Quem trabalha mais?

(06:18:20) Jose Dornelas: Oi Bocato, porque não ser um executivo empreendedor? Hoje é comum encontrarmos empreendedores corporativos… Eu diria que ambos trabalham muito, a diferença é que o empreendedor do próprio negócio geralmente tem mais autonomia, o que não significa mais tranqüilidade.

(06:18:35) Mah fala para Jose Dornelas: Gostaria que o senhor falasse um pouco sobre as características do empreendedor. Se a pessoa nasce empreendeedora ou se torna emprendedora. Qual a sua opinião? Obrigada.

(06:21:51) Jose Dornelas: Oi Mah, esta pergunta é muito comum, por isso desperta a curiosidade das pessoas. Em um estudo recente que conclui com uma equipe de pesquisadores que trabalham comigo, verificamos que o empreendedor nato é minoria entre os empreendedores e que a maioria dos empreendedores de sucesso se desenvolveu ao longo da vida/carreira. Ou seja, há tanto quem já descobriu desde cedo que o caminho era o próprio negócio, como aqueles que vão se desenvolvendo aos poucos. O fato é que muitas das características empreendedoras estão presentes nos dois grupos, tais como: visão, determinação, liderança, criatividade, capacidade de planejar, assumir riscos calculados, entre outras. Para saber mais a respeito, sugiro que conheça o resultado do estudo em nosso livro “Empreendedorismo na prática”.

Categorias: [ Estratégia ] [ Geral ]

6 Comentários

  1. Nice Lemos - 11 de June, 2008 @ 2:45 pm

    Olá! Sou uma estudante de design de moda e estou no final do curso, gostaria de ter meu próprio negócio, isto é, montar uma fábrica de roupas femininas tamanho grande, em Florianópolis, pois o mercado está em baixa nesse setor. Mas ainda me encontro em dúvidas se trabalho com franquia ou não. Também tenho um trabalho acadêmico a fazer sobre Plano de Negócios, gostaria que me ajudasse, como poderia montar esse trabalho o que devo escrever ao certo, inicialmente.
    obrigada
    Nice

  2. monique - 15 de June, 2008 @ 6:37 pm

    Quero abrir um negócio em uma cidade pequena,com menos de 10 mil habitates.Tenho esforço e muita força de vontade!Quero um negocio que não tenha qe por agoa bastante dinheiro pois não o-tenho!!

  3. elza alves da silva - 15 de October, 2009 @ 10:20 am

    sou academica de administração quero tenho que montar um plano de negocio e não tenho ideia do que fazer.

  4. naira ingrid alves - 22 de October, 2009 @ 6:42 pm

    eu presiso fazer um trabalho sobre o que seria legal abrir em uma cidade pequena com poucos recurços.aqui em minha cidade tem bastatnte loja de roupas,sorveteria pizzaria e lanchonete eu queria saber o que seria viavel abrir aqui?uma coisa que serviria para a beneficio de todos .moro em jaboticabal-sp

  5. ana Carolina - 8 de February, 2010 @ 9:17 am

    olá Dr. José Dornelas,
    sou estágiária em uma prefeitura e preciso praparar um plano de negócios para um projeto de uma ferrovia desativada, para que ela se torne um produto turístico, qual dica você daria pra este plano.
    obrigada.

  6. clau - 5 de May, 2010 @ 3:36 pm

    Óla Dornelas,sou estudante de administração é tenho um trabalho sob empreededorismo adorei o tema é muito convidativo e gostoso mas tenho muita dificuldade em mim expressar em publico qual sua diga.

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore