16 de January, 2014

Crie seu Plano Empreendedor Pessoal para 2014

O Plano Empreendedor Pessoal – PEP é o seu planejamento para os projetos futuros relacionados ao empreendedorismo que você sonha concretizar. Da mesma maneira que se discute o plano de negócios como base para o planejamento da criação e gestão de uma empresa, o PEP serve de base para você pensar de maneira estruturada e definir suas estratégias pessoais para atingir seus objetivos profissionais.

Muitas pessoas não dão a devida atenção ao PEP e nunca realizaram um, mas quem passa pela experiência de colocar no papel seus anseios e sonhos e tenta traduzi-los em objetivos, acaba por criar um guia íntimo e individual com o qual passa a se comprometer. Isso ajuda não só pensar o futuro de maneira estruturada, mas entender com mais clareza quais são as possibilidades ou caminhos a seguir.

O fato de desenvolver um PEP não lhe garantirá a sua concretização conforme o previsto. Aqui, de novo cabe a analogia com o plano de negócios. O fato de planejar não garante o sucesso, mas auxilia você (empreendedor) a ter um norte a seguir. Por isso, o PEP é extremamente útil àqueles em busca de respostas sobre seu futuro profissional como empreendedor. Através do PEP você pode identificar caminhos que o levarão ao empreendedorismo do próprio negócio, empreendedorismo social, corporativo, enfim, várias possibilidades para seu desenvolvimento profissional.

Como seu direcionamento é feito para questões relacionadas ao empreendedorismo, você pode e deve complementar o PEP com coaching (processo de desenvolvimento pessoal e profissional com o auxílio de um orientador) ou outras técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Outro aspecto importante a se ressaltar é a definição de prazos para tentar colocar em prática o que se desenvolve no PEP e, ainda, criar o hábito de revisar o PEP periodicamente, por exemplo, a cada seis meses ou um ano. A cada período pré-definido ou quando um acontecimento relevante impacta sua vida (novo emprego, nova empresa, mudança de cidade, casamento, filhos etc.) o PEP deve ser atualizado, modificado ou adaptado de acordo com os novos cenários de sua vida pessoal e profissional.

Muitas pessoas talvez nunca precisem desenvolver um PEP para ser um empreendedor de sucesso, mas o PEP pode ajudar aqueles que buscam respostas às dúvidas sobre o caminho a seguir e o seu futuro. Esse grupo não é pequeno, apesar de muitos de seus integrantes não se sentirem à vontade em exteriorizar o desconforto em lidar com o futuro. A ideia que permeia o desenvolvimento do PEP não é tentar prever o futuro, mas direcionar suas energias e esforços para aquilo que você acredita. A partir daí, com comprometimento e trabalho árduo, você terá respostas positivas ou não às suas dúvidas do presente.

Aqueles que não se preocupam com o futuro ou preferem não tentar direcionar suas ações para objetivos mais claros com certeza não terão aproveitamento algum com o desenvolvimento do PEP. Porém, o PEP pode ser de extrema efetividade aos que acreditam no planejamento como base para atingir seus objetivos.

Para exemplificar, o PEP pode envolver não só objetivos como criação de um novo negócio, mas a conclusão de etapas importantes de sua vida profissional, como uma pós-graduação, um curso ou estágio no exterior, entrar em uma universidade concorrida, conseguir a vaga como empreendedor corporativo em uma empresa inovadora e admirada; enfim, você definirá os seus objetivos.

Para isso, o primeiro passo é saber o que você sonha, o que quer para seu futuro, conhecer seus pontos fortes e fracos e traçar uma estratégia para atingir metas e objetivos que o levem a concretizar seus sonhos. Note que o sonho muda, evolui, acaba, nasce de novo. Por isso, o PEP pode ser usado em qualquer fase da vida, uma vez que quando um sonho se concretiza novos surgirão; quando um sonho se mostra inviável, novos o substituirão. Essa é a síntese de empreender: fazer acontecer realizando sonhos. E a cada conquista, novos desafios surgirão.

O PEP é estruturado em partes:

A. Qual é o seu sonho?
B. Quem você é?
C. Transformando o sonho em objetivos e metas

Ao concluir cada parte do PEP você estará se conhecendo melhor. Mas é importante lembrar que o PEP não é concluído ao finalizar a parte C. Trata-se de um processo e não de um fim em si mesmo. Não basta apenas concluir o PEP por completo e esquecer da experiência. Desenvolver o PEP pode levar dias, semanas e até meses. O importante é aprendizado ao longo da jornada de seu desenvolvimento. E ainda, você deve se lembrar de que o PEP é um documento dinâmico, que muda quando as premissas do seu ambiente mudam ou quando você decidir que é o momento de revisá-lo. Com isso em mente, agora é chegado o momento de desenvolver o seu PEP passo a passo para os grandes projetos que desenvolverá em 2014!

Este texto foi escrito com base no livro Empreendedorismo para visionários e orinalmente publicado no site UOL Empreendedorismo. No livro, você encontra um roteiro completo para desenvolver o seu PEP.

Categorias: [ Comportamento ] [ Estratégia ] [ Geral ]

4 Comentários

  1. Célio Áquila - 8 de February, 2014 @ 11:39 am

    Bom dia Professor,
    Meu nome é Célio, tenho 48 anos, casado e estou cursando na Faculdade Opet, o curso de Desenvolvimento e Análises de Sistemas, adoro informática e tecnologia de uma forma geral, o problema é que durante toda minha juventude, fui professor de Artes Marciais (Capoeira)e devido ao sucesso do MMA, essas atividades perderam muito espaço no mercado de lutas, uma vez que vou mudar de ramo, gostaria que o professor pudesse me orientar em qual caminho poderia empreender na área da informática, algumas áreas que gosto e já tenho algum conhecimento é design gráfico, banco de dados e possivelmente programação, caso o professor possa me dar alguma orientação, desde já fico muito agradecido.
    Att.
    Célio Áquila

  2. elisangela santos silva - 19 de February, 2014 @ 11:51 pm

    comprar a minha casa.
    elisangela santos
    conquistar minha casa em 2 anos

  3. Carlos Rafael C. Barros - 21 de February, 2014 @ 11:53 am

    O PEP auxilia sim no direcionamento dos visionários, aqueles que, de alguma forma, almejam transformar sua realidade, para que cheguem a um horizonte pleno e confortável. Estabelecer uma meta de vida, a partir de de um grande sonho, é fundamental. Mas sabe-se que para concretizar quaisquer metas, é necessário muito empenho, dedicação e persistência, além de sempre criar estímulos (motivação), para continuar acreditando no seu ideal de vida, seja pessoal ou profissional. No meu caso, meu grande sonho é me tornar um grande consultor e empreendedor de sucesso, dando um conforto para minha família, visando também a mudança da realidade a qual estou inserido. Moro na cidade de Balsas/MA, sou servidor público do Estado, curso Administração numa faculdade privada no município e acredito que estou no caminho certo. Agora, é lutar para que as oportunidades surjam e, o melhor, que sejam aproveitadas da melhor forma possível.

    Sds, Carlos Rafael C. Barros.

  4. Marcos Chibly - 3 de April, 2014 @ 1:15 pm

    Parabéns professor, graças a leitura de seus livros e materiais, que descobri que não sou “maluco”…

    Meus planos estão em andamento e já fui aceito na USP/Cietec para incubar minha empresa/negócio.

    Serei um grande empresário em breve, e tenho certeza que vou ajudar a inspirar outros jovens…

    Sds, Marcos Chibly

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore