13 de July, 2006

Como identificar oportunidades de negócios na sua região

No último texto falei sobre a diferença entre idéias e oportunidades, de que uma idéia por si só não é suficiente para a criação de um negócio de sucesso e que os empreendedores devem sempre buscar a identificação de oportunidades. Mas como fazer isso? Quais os passos? Ou, qual o caminho das pedras?

Bem, em primeiro lugar você deve permitir que sua curiosidade fique em evidência e estar atento(a) a tudo o que ocorre à  sua volta, principalmente aos problemas do cotidiano que muitas pessoas reclamam a respeito, mas ninguém dá a devida atenção para resolvê-los. O importante aqui é perceber que o problema deve ser coletivo, ou seja, que não se trate de algo especí­fico seu ou de poucas pessoas. Explico melhor: um problema só se transformará em oportunidade de negócios quando muitas pessoas sentirem seus efeitos…

Vamos citar um exemplo. Imagine que no seu bairro, nos finais de semana, muitas pessoas acordem um pouco mais tarde e queiram tomar café da manhã fora de casa, mas que não exista na região uma casa de café para suprir tal necessidade de forma completa, que se diferencie das padarias ou negócios similares que tentam atender esta demanda. Parece que você está identificando uma oportunidade aqui… Mas cuidado! Você deve sempre se certificar de que as pessoas realmente têm esta necessidade ou vontade não atendida, ou ainda, que não estão satisfeitas com as ofertas existentes na região. Como? Faça uma pesquisa para saber das preferências das pessoas e identifique o perfil daqueles que têm este hábito. Procure saber que negócios já suprem ou tentam suprir esta necessidade e, Bingo, talvez você tenha encontrado, de fato, uma boa oportunidade de negócios.

Obviamente que antes de criar um negócio você deve fazer um estudo mais criterioso de investimento e retorno, de análise da concorrência e, principalmente, do mercado potencial. Mas o iní­cio de tudo se dá pela oportunidade identificada e, a partir daí­, para uma análise mais detalhada. Nunca comece um negócio sem antes passar pelas fases de identificação da oportunidade e de planejamento e análise de viabilidade.

No próximo texto falarei sobre quais as perguntas que você deve responder para ter uma oportunidade claramente identificada e citarei alguns exemplos de negócios que podem ser viáveis, ou quais as oportunidades que são as sensações do momento. Até lá!

Categorias: [ Geral ] [ Marketing ] [ Negócios ] [ PN ]

27 Comentários

  1. Adriano Affonso - 24 de October, 2006 @ 5:01 pm

    muito bom, me deu um pouco mais de visão sobre oque fazer, ser curioso e ousado é um fator muito importante para se obter o sussesso. Obrigado Professor

  2. Augusto Caldas - 22 de April, 2007 @ 9:00 pm

    Utilizamos aqui na empresa nas reuniões uma ferramenta que se chama “VI O MAPA” – que são 7 linhas de racíocinio que os gerentes tem que defender

    1) “V” Vendas – Os consultores de vendas trazem as necessidades do que os clientes alvo da nossa empresa querem
    2) “I” Inovação – transformamos conhecimento em bits
    3) “O” Oportunidade – Licenciamos o negócio
    4) “M” Marketing – Oferecemos palestras dentro dos parceiros sobre as nossas soluções
    5) “A” Análise de Mercado – Quantos estão se tornando adeptos e como adaptar as nossas soluções ao problema específico de cada cliente
    6) “P” Propriedade Intelectual – Como proteger o direito autoral e criptografar os segredos do negócio, gerar valor e aproveitar a renda recorrente
    7) “A” Atitude – Comportamento – Desenvolver network para extender a leitura de novas oportunidades de negócio

  3. Abel Gomes - 25 de February, 2008 @ 11:39 am

    Muito bom mesmo! Estou estudando empreendorismo e como todo ou quase todo brasileiro, penso em me engajar no mercado de trabalho como um empreendedor! No meu caso na área de Tecnologia de Informação! Vou estudar mais minhas oportunidades!

  4. Mirian Amorim - 6 de March, 2008 @ 3:39 pm

    Olá…
    Estou elaborando meu tcc acerca do tema intraempreendedorismo, implantando um programa de incentivo a esta cultura em uma prefeitura da região…a questão é, como posso identificar o perfil empreendedor, no que diz respeito a melhor forma de questionamento referente á ele? O referencial teórico foi elaborado, no entanto não encontro opçoes para questionar e identificar o perfil dos´servidores. Se possivel for gostaria de uma ajudinha.)se possivel enviar por e-mail)
    Obrigado, tenha um ótimo dia!

  5. nemane G. Aligy - 9 de May, 2008 @ 6:51 am

    sou professor de noções de empreendedorismo.
    gostaria de receber emas sobre o empreendedorismo, visto a pouca livro no meu país sobre o assunto.

  6. nemane G. Aligy - 9 de May, 2008 @ 7:03 am

    sou professor de noções de empreendedorismo.
    gostaria de receber e-mail sobre o empreendedorismo, visto a pouca livro no meu país sobre o assunto.

  7. Laudiane Aparecida dos Santos - 14 de June, 2008 @ 10:48 am

    Bom dia,
    Acabei de me tornar uma profissional de marketing, tenho um portifólio recheado de informações. com o que devo tomar cuidado para não atropelar minhas ações ao enfrentar o mercado.

    Att.;

    Laudiane

  8. Agnaldo C Ferreira - 1 de December, 2008 @ 4:41 pm

    Óla.boa tarde,tudo bem?
    Estou estudando empreendorismo sai da empresa de dez anos para montar meu proprio negócio.Gostaria de uma ajudinha.Comprei um carro utilitário tipo van entrei no mercado com a cara e coragem.Faço turismo e eventos,quero conquista meu público.
    por favor me mande resposta!!!
    Att:
    Agnaldo Ferreira.

  9. Lázaro Mendes - 4 de October, 2009 @ 3:59 pm

    muito bom professor me deu mais uma visão sobre oportunidades de negóçio. Devemos esta sempre atento as coisas que estão acontecendo ao nesso redor , ver as dificuldades e tenta soluçôes para tanto e tira se possivel uma oportunidade de negóçio. Portanto foi muito utíl estou fazendo um projeto de viabilidade econõmica.Obrigado.

  10. Gonçalves - 19 de November, 2009 @ 2:58 pm

    Como identificar um Oportunidade.

  11. carlos marcondes m de almeida - 19 de May, 2010 @ 3:02 pm

    gostei bastante , mas não o suficiente para entrar no mercado de trabalho, e então gostaria de mais esclarecimento sobre como entrar no mercado competitivo para alavancar o meu negocio.

  12. Fernando Barbosa - 13 de September, 2010 @ 11:03 am

    Prof: Muito Obrigado me ajudaou a esclarecer algumas ideias que tenho para uma apresentão de um artigo cientifico sobre Indentificaçao de Oportunidades.
    :D

  13. Bruna Sandim - 4 de October, 2010 @ 8:50 pm

    Muito bom esse artigo; ajudou bastante no conhecimento da aula de empreendedorismo!

  14. isabel domingos - 24 de November, 2010 @ 6:03 am

    gostei muito do artigo (simples e clero. agradecia que enviasse mais artigis sobre o tema para o meu email. se for possive…

  15. Priyes Gandhi - 21 de March, 2011 @ 7:20 am

    Gosto muito de seus textos….. sempre faco as descargas dos seus textos porque sao claros, objectivos e mto criativos….
    Mais uma vez o meu mto obrigado

  16. amanda - 3 de May, 2011 @ 3:50 pm

    Nossa me ajudo muito consegui fazer minha redação !Obrigada

  17. Eloir Silva de Carvalo - 8 de June, 2011 @ 6:28 pm

    Gostaria de receber mais informações sobre oportunidade de negocio. Desde já agradeço.

  18. Marcio Bauaze - 24 de August, 2011 @ 9:31 am

    Muito obrigado pelas dicas.
    Agora estou muito claro.

  19. Marcos Amaral - 30 de August, 2011 @ 2:01 pm

    Boa tarde Dornelas!

    Gostei do seu texto!

    Tem como me indicar algum material sobre estudos de caso de oportunidades mercadológicas?

    Att, Marcos

  20. Avani Santana - 16 de March, 2012 @ 12:47 am

    Seu texto é bastante esclarecedor para uma leiga como eu e que fica pensando que tipo de negócio poderia abrir, moro na periferia e meu bairro já está saturado de lojas de roupas, lanchonetes, mercados e etc., é um abrir e fechar de comércio o ano todo e os que permanecem vivem no vermelho.
    Gostaria de abrir algo que fosse de utilidade pública, algo que mexesse com documentos, que intermediasse ajuda jurídica, fiscal ou qualquer outra coisa na semelhança e que não precisasse de formação acadêmica na área. O que o Sr. me sugere?

  21. yolanda - 15 de August, 2012 @ 3:37 pm

    como fazer a identificação do negocio no ramo de hotelaria.

  22. Ramos - 9 de March, 2013 @ 11:01 pm

    Olá meu nome é Ramos sou detentor de uma idéia tecnológica,ímpar no Brasil e países circunvizinhos. Na verdade é algo que ninguém nunca imaginou ou pensou, embora o que idealizei faz parte da dificuldade do nosso dia à dia.Então,após a idéia tratei de formatá-lae em seguida,após teste num pré-protótipo ingressei com pedido de patente.Agora tenho meu técnico projetista oqual redesenhou num circuito toda minha idéia e estou muito satisfeito porque a coisa vai andar.Agora o que estou precisando é de gestão porquê não sei por onde começar.Estou pedindo
    Help!!!pois meu futuros cliente clamam pelo meu dispositivo que vai demorar mais um pouco para ser comercializado.Alguém se habilita me orientar???
    Muito obrigado Ramos o amigo de todos.

  23. Ramos - 9 de March, 2013 @ 11:03 pm

    Ramos – 9 de March, 2013 @ 11:01 pm
    Olá meu nome é Ramos sou detentor de uma idéia tecnológica,ímpar no Brasil e países circunvizinhos. Na verdade é algo que ninguém nunca imaginou ou pensou, embora o que idealizei faz parte da dificuldade do nosso dia à dia.Então,após a idéia tratei de formatá-la e em seguida,após teste num pré-protótipo ingressei com pedido de patente.Agora tenho meu técnico projetista o qual redesenhou num circuito toda minha idéia e estou muito satisfeito porque a coisa vai andar.Agora o que estou precisando é de gestão porquê não sei por onde começar.Estou pedindo
    Help!!!pois meu futuros cliente clamam pelo meu dispositivo que vai demorar mais um pouco para ser comercializado.Alguém se habilita me orientar???
    Muito obrigado Ramos o amigo de todos.Desculpem os erros ortográficos

  24. Eliane de Fátima - 18 de October, 2013 @ 10:56 pm

    Boa Noite!!!

    Que bacana essa explicação sobre como identificar oportunidades de negócios, como gostaria de identificar-me em algum ramo de negócio, mais vivo mesmo no achismo, gostaria de receber mais orientações a respeito de empreendedorismo. Obrigada Professor José Dornelas, pois estou estudando RH no EAD e foi muito importante para enriquecimento do meu conhecimento.

  25. Orlando martinho Adolfo - 5 de February, 2014 @ 8:12 am

    Exmos Senhoras e Senhores

    Votos de bom trabalho

    É com muito prazer que envio este email, para dizer que descobri esta publicidade sobre o EMPREENDEDORISMO do Prof. José Dornelas através da Google. De salientar que sou um jovem angolano Província de Benguela muito interessado em matéria do empreendedorismo para buscar forma de lutar pela vida tendo em conta as circunstâncias da vida. Tentei preencher o formulário para ter acesso ao formato digital dos livros, não consegui por não ser Brasileiro. Todo apoio possível para conseguir os livros digitais ou em formato físico, muito agradecia e que Deus há de vos recompensar pela gerosidade e solidariedade.

    Humildemente
    Orlando Martinho adolfo

    Obrigado

  26. Antonio Jose Fernandes - 8 de October, 2015 @ 2:28 pm

    Boa tarde;
    Gostaria de ter a conclusão do texto acima. Busco uma oportunidade e achei o início muito interessante com o caminho mostrado, pois hoje vejo muitas repetições de idéias e poucas novidades.

    Grato e o aguardo

    Antonio

  27. Maria Cristina - 15 de March, 2016 @ 5:43 am

    Bom dia.
    Tenho dois comércios, um restaurante e uma pousada. Recebi uma proposta de arrendamento do restaurante onde a pessoa propos pagar uma luva e dois anos adiantados de aluguel. Como saber se na atual economia isto é um bom negócio?
    Tinha um projeto de transformar o restaurante em lojas que me dariam um lucro maior por mês do que o arrendamento. Mas teria que fazer empréstimos para a obra.
    Adio este projeto?
    Obrigada

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 6ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 6ª Edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorimos para Visionários Empreendedorismo para visionários
    Crie negócios inovadores para um mundo em transformação. [+]
  • Plano de negócios exemplos práticosPlano de negócios, exemplos práticos
    Desenvolva planos de negócios a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª ed.
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Criação de Novos Negócios Criação de novos negócios - 2ª Edição
    Empreendedorismo para o século 21. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore