27 de November, 2006

Como analisar um Plano de Negócios

O Plano de Negócios (PN) é a principal ferramenta de gestão do empreendedor. Eu digo ferramenta, pois auxilia o empreendedor a estruturar, de forma escrita, seus pensamentos, visões, estratégias, alocação de recursos, enfim, a definir o caminho a seguir. Existem muitas formas de se desenvolver um PN e também existem muitas estruturas possíveis. Porém, ao analisar um PN este documento deve propiciar ao leitor respostas razoáveis e objetivas sobre determinadas áreas de um negócio, a saber: o modelo de negócios e a oportunidade; o mercado-alvo e análise de competidores; a estratégia de marketing e a projeção de vendas; a composição da equipe; os produtos e serviços e suas vantagens competitivas; a estrutura e os processos de negócio; índices e projeções financeiras e, caso se aplique, a descrição dos termos de negociação com eventuais investidores.

Assim, ao analisar um PN, essas são as seções mais importantes que deverão estar estruturadas de forma coesa, simples, mas que levem ao leitor a essência de seu negócio e seus diferenciais. Eu costumo analisar um PN partindo de questões essenciais: “Qual o mercado-alvo? Qual a oportunidade identificada neste mercado?”. Procuro identificar se o autor do PN realmente identificou um nicho de mercado pouco explorado e/ou se está propondo algo inovador e que represente realmente uma oportunidade.

Após está análise inicial, foco minha atenção na composição da equipe: “Como está estruturado o time? Qual a experiência de cada pessoa na equipe? O que elas já fizeram no passado? Porque são as pessoas mais adequadas para gerir este negócio? O time está completo? Caso não esteja, há uma clara estratégia para complementar o time?”. São várias questões que podem ser respondidas em poucos parágrafos ao analisar o perfil dos responsáveis pelo negócio.

Em uma terceira etapa, procuro entender as necessidades de recursos do negócio, as projeções financeiras e as reais perspectivas de retorno. Analiso as projeções de vendas e as premissas utilizadas pela equipe, sua consistência e se os números são atrativos (se o retorno proporcionado pelo negócio se mostra atraente o suficiente comparando-se com demais alternativas de investimento existentes no mercado). Neste momento, há a necessidade de se analisar também os riscos e os cenários que levarão a um melhor resultado ou não para o negócio.

Só depois destes três passos iniciais eu passo a analisar as demais seções do PN e sua aderência ao conceito do negócio. Às vezes, um PN que parece bem estruturado não traz nada muito inovador ao mercado e, por isso, nem sempre se mostra atrativo. O contrário também se aplica: uma proposta de negócio muito inovadora, porém mal estruturada, não permite que o leitor se interesse pela empresa. Há vários outros aspectos importantes que não podem ser esquecidos ao se analisar um PN. Aos interessados neste assunto, uma boa oportunidade será o evento promovido em 06/Dez/2006 pelo Portal PN a respeito de análise de plano de negócios. Estarei lá para discutir o assunto com vocês… Maiores informações: www.planodenegocios.com.br/curso.

É isso aí.

Categorias: [ Geral ] [ Inovação. ] [ Marketing ] [ PN ]

34 Comentários

  1. Marcio Alexandre - 29 de November, 2006 @ 7:51 pm

    …além destes ítens, acredito que uma coisa que não deve ser esquecida é que P.N. sere como orientação, mas que pode e deve ser modificado após análises que mostrem que uma mudança de curso ou até mesmo uma reorganização se az necessária.

  2. Caio Ferraz Jr. - 5 de December, 2006 @ 10:59 am

    Bom dia!

    Gostaria de inserir uma discussão.

    É sabido que um bom plano de negócios deve fundamentar sua oportunidade e projeções financeiras a partir de dados reais e informações precisas.

    É muito comum, porém, que os empreendedores encontrem dificuldades em obter dados primários ou ainda contratar pesquisas, devido ao custo envolvido. O que se percebe, então, é que em muitos PNs o empreendedor fundamenta a oportunidade com base em percepções (empirismo), ou em dados secundários agregados que normalmente estão disponíveis gratuitamente, mas que são demasiado abrangentes. Em minha opinião, isso torna tudo muito subjetivo.

    Sob o ponto de vista de análise do Plano por investidores, qual é o peso que isso tem para sua real avaliação? Que saídas o empreendedor pode explorar para melhor adequar seus embasamentos?

    Há, no Brasil ou no exterior, linhas de crédito/capital de risco voltadas para testes de protótipos/pesquisas de mercado?

    Existem experiências de empreendedores que passaram por dificuldades como essas? Que caminho percorreram?

    Agradeço pelo espaço e aguardo comentários dos colegas!

    Abraços,

    Caio.

  3. fernando - 2 de January, 2007 @ 1:25 pm

    Como Jose Dornelas analisa um Plano de Negocio.

  4. Ronald Scapin - 19 de January, 2007 @ 1:01 pm

    Caros amigos.
    Fiz até uma pausa em minhas atividades para incluir um comentário.
    PN sem dúvida alguma dá um NORTE, uma linha mestra e uma boa visão do que se deva fazer para o sucesso.
    Porém não devemos nos debruçar apenas sobre o PN, devemos sim antes de tudo aprimorar a pesquisa nos e dos concorrentes, as conversas com quem iniciou o mesmo ramo ao que estamos pensando entrar. E o mais importante é a análise das DICAS E PROBLEMAS apontados pelas nossas pesquisas, conversas e intuições.
    Mesmo porque aqui, no Brasil, nada pode ser planejado com 100% de exatidão. Em um país aonde nem os “HOMENS do TEMPO” com toda a tecnologia disponível a eles, conseguem prever uma simples chuva, o que posso dizer do MERCADO FINANCEIRO (experimente ir pedir empréstimo em um banco, para iniciar um negócio!), DAS BUROCRACIAS, DAS CORRUPÇÕES PARA SE CONSEGUIR ALGUMA LICENÇA OU AINDA a DEMORA em tudo. Mas ainda creio ser um país de oportunidades, de chances e de um povo inteligentíssimo e bom de briga.. Não desistimos nunca. Mas voltando ao tema. O PN é uma ótima linha mestra, se caso quiserem seguir minha experiência, nos planos que faço, sempre reservo uma margem de erro em tudo, para +- 30 % em tudo. É talvez um regresso na tecnica e na didática, mas anda funcionando muito bem… felicidades a todos.!

  5. Marco Antonio de Lorenzo - 16 de March, 2007 @ 11:28 am

    Caro Ronald Scapin,

    Quanto maior for o percentual de incerteza em um plano de negócios, maior deverá ser sua margem de lucro para cobrir estas incertezas para garantir o êxito das operações futuras. Consequentemente sua empresa perderá em competitividade devido a elevação que isto provocará nos preços finais.
    Considero que 30% é um alto percentual e, se me permite, acredito que o mais indicado para seu caso seria aplicar o método de ANÁLISE DE SENSIBILIDADE, que lhe revelará sistematicamente as chances de êxito no negócio com margens de erro menores da atualmente adotada por você.

    Abraço.

  6. Lázaro Novaes Brito - 27 de March, 2007 @ 12:43 pm

    Bom dia Prof. Dr. José Dornelas, sou Lázaro Novaes Brito, resido em Vitória da Conquista – BA, estou cursando o VII Semestre em Administração pela Faculdade de Tecnologia e Ciencias – FTC. Prof. estou quase na reta final do curso é estou comerçando meu Trabalho de conclusão de curso – TCC e adoro essa parte da administração voltado para o Empreendodorismo, logo no meu trabalho de conclusão que será um artigo cientifico estou pensando no seguinte tema: “Empreendorismo: A importância do plano de negócios na implantação de uma empresa” ou “Empreendedorismo: O plano de negócios como ferramenta fundamental na implantação de uma empresa”. Prof. eu estava pesquisando e achei seu email, logo gostaria muito que o Sr. pudesse me instruir com alguma contribuição. Se puder me ajudar serie muito grato, pois preciso de material para pesquisar e de algum tipo de ajuda. Acho que já deu para o Sr. entender minhas dúvidas.
    Prof. tenha um bom final de semana, serei grato por qualquer ajuda que puder me conceder, estou pesquisando alguns artigos.

  7. Deise meri - 16 de April, 2007 @ 11:46 pm

    Estou para fazer um trabalho sobre o Empreendedorismo, e gostaria do resumo do resumo. Obrigada!

  8. Deise meri - 16 de April, 2007 @ 11:48 pm

    Eu gostaria do resumo do Empreededorismo.Obrigada!

  9. ROSILENE PEREIRA DE LANA - 26 de April, 2007 @ 5:30 pm

    oi,tudo bem,gostaria de saber quais perguntas para se fazer a um empresário(trabalho a campo)como começou a sua empresa sem que pareça invassiva ao empresário.
    poderia me dar uma dica? agradeço desde já.
    se possível gostaria de saber mas sobre Plano de Negocio,sou estudante de Direito e gosto das matérias que envolve leis como Penal,Civil,Direito Cosnt.parte introdutória do Direito,tenho facilidade pq.gosto.se possível me ajudar fico agradeçida.
    que Deus lhe abençoe,amém.

  10. Maria Izabel Leite da Silva - 10 de May, 2007 @ 3:56 pm

    Boa tarde Dornelas!!!Estive no Fórum de Administração na Bahia e fiqueimuito satisfeita com sua palestra. Sou formada em Publicidade e pretendoabrir uma pequena agência em minha cidade que fica no interior de Salvador,mas tenho muito medo, não sei o por que, acho que todo início de negóciosempre dá um medo. Fiz o Plano de negócio, estou elaborando a pesquisa paraaplicar no comercio da cidade, mas continuo com medo. Estou com muito medode inicia, queria muito uma luz sua.Sua palestra foi de extrema importâncai para mim, clareou muito os caminhospara serem seguidos e sem falar nas dicas que você deu, nos sites para serempesquisados.
    Atenciosamente,
    Maria Izabel Leite

  11. jaurino coda filho - 3 de July, 2007 @ 12:02 pm

    boa dia,
    gostaria de saber como
    faço para montar uma fundação
    do jovem empreeendedor no distrito federal.
    obrigado!
    adm. jaurino coda filho
    brasilia,03 de julho de 2007.

  12. Marcos - 24 de July, 2007 @ 10:15 am

    Maria Izabel Leite da Silva, seria possível você passar esses sites que você se refere em seu comentário, pois estou em busca de informações, pois precisso reestrutura o departamento de Marketing da minha empresa.

  13. mari - 27 de July, 2007 @ 2:44 pm

    tcc

  14. Mariluzia Viegas - 19 de February, 2008 @ 10:23 pm

    Boa noite, professor! Estou com dificuldade em encontrar o tema para o meu plano de negócio.
    Estou fazendo o plano para implantar na prática na minha empresa. Seria teoria e prática para uma restruturação em todos os setores. A empresa tem 6 anos e passei os últimos anos tentando sobreviver após uma divisão de sociedade, ainda estou com muitos passivos, mas estou começando a ver que pesistir e acreditar que posso conseguir os meus objetivos valeu a pena.
    Se puder me ajudar na indicação de um tema, ficarei muito grata. abs.

  15. Fábio Dias - 10 de April, 2008 @ 1:38 am

    Boa noite,

    sou formando em administração de empresas de uma reconhecida universidade. Neste último período, fomos incubidos, eu e meus colegas, de uma consultoria prática, em várias áreas de concentração (finanças, produção, marketing, rh e administração geral)….
    Neste sentido, estamos realizando o trabalho de consultoria numa micro-empresa de confecções de silk e moda… Porém, estamos tendo dificuldade quanto propostas mais simples para a empresária, até porque ela não tem tempo para conversar com a equipe.
    Assim, se você tiver algum material de marketing interessante para uma micro empresa, principalmente de marketing, que julgue aplicável, poderia por gentileza enviar para o meu e-mail?

    Agradecido,

    Att,

    Fábio.

    Hoje, 10.04.2008, 01:34minutos

  16. Ricardo Gaz - 1 de July, 2008 @ 6:47 pm

    Queridos “buscadores” ou estudantes do empreendedorismo e empreendedores atuais bem como futuros empreendedores, sugiro que esse espaço possa ser melhor aproveitado – “garimpado”, já que contém uma série de informações preciosas e bem relevantes ao Empreendedorismo como um todo. Creio que tudo depende dos interlocutores. Meu abraço ao Professor Dornelas, um centro de referência de excelência em empreendedorismo no país e no mundo.

  17. GLAUBER PONTES - 22 de August, 2008 @ 5:44 pm

    OLÁ, ESTUDO ADM DE EMPRESAS E QUERO FALAR SOBRE EMPREENDEDORISMO MAS NÃO ESTOU CONSEGUINDO DELIMITAR UM TEMA TENHO MEDO DE NÃO ENCONTRAR LIVROS DE APOIO SOBRE O ASSUNTO.
    UM DOS ASSUNTOS QUE QUERO FALAR É SOBRE: RESILIÊNCIA EMPREENDEDORA E O OUTRO É: DA IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDOR NO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS, MAS ESSE NÃO FICA MUITO AMPLO PARA PESQUISA?
    OBRIGADO, AGUARDO RESPOSTA E ALGUMAS INDICAÇÕES DE LIVROS PARA ORIENTAÇÃO DO TCC SOBRE EMPREENDEDORISMO.

  18. DANIEL CORDEIRO - 16 de September, 2008 @ 10:04 am

    Estou fazendo meu TCC sobre Plano de Negócios, criei uma Fast Food de uma empresa sobre Pizzas e Calzones, gostaria de uma orientação para fazer minha fundamentação teórica. Quais autores posso me basear?
    Abs,

    Daniel Cordeiro

  19. Marcela Assis - 11 de November, 2008 @ 12:54 pm

    Boa Tarde,

    Eu gostaria do resumo do livro.

    Obrigada.

    Marcela

  20. claudia - 20 de November, 2008 @ 9:21 am

    Bom dia!
    Estou precisando elaborar e apresentar uma cartilha do empreendedor, analizando caracteristicas que indentificam a importancia do empreendedorismo,para o desenvolvimento do negócio.
    Estou com muitas dúvidas e gostaria de receber sua ajuda.
    Obrigada
    Claudia

  21. aguinaldo souza - 26 de November, 2008 @ 8:59 pm

    ola a todos gostei dos comentarios de vcs quero saber como avaliar a minha empresa em todos os sentidos principal o financeiro tanto do patrimonio quanto dos lucros como devo fazer quem pode me orientar sobre isso o meu ramo e prestaçao de serviços automotivos e venda de peças aguardo contato

  22. Claudia Teles - 5 de May, 2009 @ 2:51 pm

    Boa tarde, estou cursando o ultimo periodo de administração e vou começar a elaborar um plano de negocios para abrir uma escola de educ0ação infantil e ensino fundamental, gostaria de receber dicas sobre esse plano de negocio, pois é um ramo desconhecido pra mim, se puder me mandar um e-mail estarei aguardando. Obrigado, SUCESSO !!!

  23. carine de souza - 19 de May, 2009 @ 2:39 pm

    Boa tarde;

    Estou cursando o ultimo ano de faculdade de administração e pretendo fazer meu Tcc Um plano de negocio .Meu marido pretende abrir uma oficina de torno e solda…Usinagem e caldeiraria..Não tenho mto Faltam-me dados nesta area.
    Se vcs pudessem me mandar um emaisl com algum auxilio ficarei mto agradecida.

    Um abraço.
    Carine de Souza.!

  24. selma solidade - 10 de July, 2009 @ 4:32 pm

    Boa tarde, professor! primeiramente obrigada! por mostrar seus talentos e deixar nois conheçer um pouco mais sobre sua careira de sucesso neste site. Estou com muita dificuldade em encontrar o tema para o meu plano de negócio e desenvolver meu TCC. Estou fazendo a diciplina de criatividade, empreededorismo e negociação, mais tô sem saber por onde iniciar meus trabalhos, gostaria de saber de você que é uma pessoa que já tem muitas experiencias na aréa em quer você pode me ajudar. Se puder me da um luz, como desenvolver meu plano de negocio ficaria muito grata pela ajuda. selma G. solidade

  25. Rogério Santos Silva - 25 de August, 2009 @ 1:24 pm

    Estou terminando o curso de Adminstração e estou fazendo o TCC em gestão financeira quais são os livros que posso encontrar as informações referente a este TCC

  26. Empreendedor Capixaba - 5 de December, 2009 @ 11:57 pm

    [...] Como analizar um plano de negócios [...]

  27. miro - 3 de March, 2010 @ 1:47 am

    oi
    estou no ultimo ano de ADM e preciso fazer meu tcc referente a um plano de negócios mais ainda não escolhi o tema. Gostaria que fosse um negócio inovador e arrojado na área portuária em Santos….egostaria de sua ajuda para escolher o tema
    Ja agradeço, abraço

  28. Luciano Figueiredo França - 24 de June, 2010 @ 1:21 pm

    Preciso de montar um PN para desenvolver um sistema de logistica de recolhimento de óleos usados para posterior processamento e reciclagem.

  29. KARINA GOMES - 20 de July, 2010 @ 4:44 pm

    Boa tarde,
    Professor,
    Estamos organizando uma fundação, já estamos até mesmo com o estatuto em mão, porém estamos com dificuldades de dá continuidade ao trabalho de organização, como contratação de profissionais, vinculação de curso e canal de tv a fundação. Gostaria de receber uma orientação, ou até mesmo adquirir uma literatura ou manual (tipo passo a passo), indicado pelo professor para que pudesse nos servir de guia.
    Obrigada
    Karina Gomes

  30. Anne Costa - 21 de September, 2010 @ 8:37 pm

    Olá Professor

    Estou me concluindo o curso de Administração de Empresas e gostaria de fazer no meu TCC um plano de negócio.
    O senhor acredita que é uma boa idéia?

    Por favor me mande material sobre o tema. Principalmente artigos.

    Abraços

  31. Taís Monteiro - 30 de September, 2010 @ 12:42 pm

    Prof. Dr. José Dornelas, estou cursando Administração pela UnB e estou começando meu Trabalho de conclusão de curso – TCC e tenho muito interesse nesta área da administração voltado para o Empreendedorismo, logo no meu trabalho de conclusão que será um artigo cientifico estou pensando no seguinte tema semelhante ao de Lázaro Novaes : “Empreendorismo: A importância do plano de negócios na implantação de uma empresa/ MPEs” ou “Empreendedorismo: O plano de negócios como ferramenta fundamental na implantação de uma empresa”. O suas publicações foram bastante citadas no decorrer do meu curso, logo gostaria muito que o Sr. pudesse me instruir com alguma contribuição. Se puder me ajudar serie muito grata, pois preciso de material para pesquisar e de algum tipo de ajuda.
    Prof. agradeço por qualquer ajuda que puder me conceder.

  32. Saionara - 10 de October, 2011 @ 2:37 pm

    Boa tarde professor.
    Sou aluna do curso de Administração de Empresas em uma instituição em BSB onde curso o 7º semestre. No momento estou começando meu TCC sobre uma pequena empresa montada por uma mulher que usou seu dom de fazer bolos e tortas e hoje tornou-se empresária. Não tenho material suficiente para pesquisa e gostaria de contar com sua ajuda, se possível indicar livros e também material relacionado com Empreendedorismo para enriquecer meu trabalho.

    Desde já agradeço sua atenção
    Saionara

  33. leanderson - 28 de February, 2012 @ 2:11 pm

    vcs deven botr algumas atividades!
    de preferencia respondidas para o nosso estudo

  34. Antonio Carlos Dimambro - 14 de November, 2012 @ 10:49 am

    Tenho um Plano de Negócios montado em dez de 2011 com ajuda do pessoal do Sebrae, para nortear os anos de 2012 a 2017 de minha empresa.(ver URL).
    Preciso de um pessoa que tenha seus conhecimentos para ajudar-me a avaliar o ano de 2012 e corrigir possiveis caminhos para os próximos 4 anos.
    Aguardo seus comentários para concluirmos este assunto.
    Desde já agradeço,
    Obrigado

Comentário

Dr. José Dornelas

Palestrante, consultor, autor de livros best-seller e professor nas principais escolas de negócio.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 5ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 5ª Edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Empreendedorimos para Visionários Empreendedorismo para visionários
    Crie negócios inovadores para um mundo em transformação. [+]
  • Plano de negócios exemplos práticosPlano de negócios, exemplos práticos
    Desenvolva planos de negócios a partir de exemplos. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Criação de Novos Negócios Criação de novos negócios - 2ª Edição
    Empreendedorismo para o século 21. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Planos de Negócios que dão certo Planos de negócios que dão certo
    Um guia para pequenas empresas. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore