4 de November, 2011

Capítulo 2 – Dilema 1 – Livro Empreendedorismo

Por que estudar empreendedorismo? Qual a motivação que leva as pessoas a discutirem o assunto?

65 Comentários

  1. Everton Amaral de Lima - 28 de March, 2012 @ 9:12 pm

    Estudar empreendedorismo para se preparar e ter conhecimento necessário para empreendeder com um novo negócio ou um novo produto ou um novo setor dentro de uma empresa e minimizar os riscos de fracasso com analises fundamentadas e planejamento.Nos dias atuais o avanço tecnológico e o avanço economico faz crescer o interesse das pessoas em torno do assunto visando um aproveitamento das oportunidades.

  2. Marina Castello Espósito - 29 de March, 2012 @ 7:01 am

    Antigamente acreditava-se que o empreendedor era aquele nato, nascia com esse dom. Hoje em dia descobriu-se que qualquer pessoa pode ser empreendedora, é possível ensinar empreendedorismo e o sucesso depende de fatores internos e externos do negócio, do perfil do empreendedor e de que forma ele administra as adversidades do dia a dia. Atualmente quem vem alavancando a economia são os empreendedores, portanto estudar empreendedorismo é acompanhar a tendência do mercado econômico. Há uma convicção de que o poder econômico dos países depende de seus futuros empresários e da competitividade de seus empreendedores. São os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais, culturais, encurtando distâncias, globalizando e quebrando paradigmas. Por este motivo a capacitação dos candidatos a empreendedor está sendo prioridade em muitos países.

  3. Aline Chagas - 31 de March, 2012 @ 12:42 am

    O empreendedorismo é o combustível para o crescimento econômico, criando emprego e prosperidade, além disso, atualmente se comparado ao passado, os ambientes político e econômico do país são mais propícios e o empreendedor encontra informações e órgão para auxiliar o pequeno empresário.

    Em síntese, os últimos 20 anos foram repletos de iniciativas em prol do empreendedorismo. A motivação das pessoas ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a aptidões pessoais somatório ou a um somatório de todos estes fatores, que são críticos para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa.

  4. Juliana Cristina Caroprese Vianna - 31 de March, 2012 @ 5:54 am

    O conceito de empreendedorismo foi mudando ao longo do tempo, alguns mitos foram quebrados, e hoje entende-se que o empreendedor não é aquele “lobo solitário”, mas sim alguém capaz de desenvolver um excelente relacionamento no trabalho, liderar e criar grandes equipes. Não são “jogadores”, mas são aqueles que aceitam riscos calculados, mas evitam riscos desnecessários. E por fim, não “nascem” para o sucesso, mas sim acumulam habilidades, experiências e contatos com o passar dos anos. Por toda essa mudança, estudar empreendedorismo é importante para estruturar a forma de empreender, com inovação, paixão e principalmente planejamento.

  5. Ubiratan Drimel - 31 de March, 2012 @ 4:33 pm

    Através do estudo podemos aumentar o conhecimento e planejar melhor, como conseqüência reduzimos riscos e podemos captar recursos com um plano de negócio estruturado.
    Motivação e a curiosidade são características de um empreendedor, e todos possuímos um pouco dessas características. A divulgação cada vez maior na mídia de casos de sucessos de empreendedores nos “inspiram” a aventurar a realizar sonhos e/ou buscar a independência financeira.

  6. Vailton Marcos Beserra - 31 de March, 2012 @ 6:21 pm

    A medida em que um país, no caso o Brasil, passa por um processo mais acelerado de desenvolvimento e atinge um patamar mais elevado de atividade econômica, a forma como as pessoas se lançam aos negócios muda significativamente. Eu noto que antigamente era mais comum as pessoas abrirem negócios próprios com base na cultura popular do “meter as caras” e ainda assim muitos obtinham êxito. Hoje, tudo é mais concorrido, as altas margens de lucros não conseguem ser mantidas sem que haja inovação, administrar um negócio sem planejamento se torna difícil, sem contar outras mudanças que foram trazidas com o uso da internet. Neste novo cenário, o espaço para “aventureiros” ainda existe mas está cada vez mais escasso. É neste ponto que aparece a necessidade de se discutir o empreendedorismo e principalmente como empreender. As pessoas já notaram que tudo está ficando apertado tanto no mercado de negócios próprios (mercado de oportunidades) como no mercado de trabalho, e por isso, a estratégia de entrada no mercado e permancência nele bem como os casos de sucesso vem se tornando um tema mais comum nas rodas de conversas entre as pessoas.

  7. Rodrigo Trevizan - 1 de April, 2012 @ 8:51 pm

    O estudo é importante para que cada vez mais o processo de empreendedorismo seja dissecado e as informações sejam usadas pelos empreendedores, assim facilitando o processo e melhorando os resultados.
    A motivação principal é para entender o processo e buscar a relação entre os empreendedores que deram certo e qual a melhor maneira de construir um negócio vencedor.

  8. José Jorge Manfrim - 1 de April, 2012 @ 11:03 pm

    Buscar aprender técnicas transformar boas idéias em negocios com boas chances de dar certo minimizando seus riscos,a motivação vem de empreededores de sucesso que conseguiram conquistar realizações pessoais e profissionais.

  9. Mateus Possati Figueira - 15 de April, 2012 @ 4:01 pm

    O empreendedorismo era até pouco tempo atrás considerado como uma habilidade restrita aos natos. Estudando o empreendedorismo encontramos uma forma de aplicar, com idéias práticas, nosso potencial na idealização, elaboração e criação de um potencial negócio assim como entender a natureza dele e seu comportamento a fim de reduzir as possibilidades de erro.
    Atualmente as pessoas discutem o tópico pois com a economia aquecida, novas oportunidades de negócio surgem e novos empreendedores consequentemente. A busca pela formalização do negócio para investir em seu crescimento ou simplesmente sair da informalidade também tem gerado bastante procura de conhecimento sobre o assunto.

  10. Thereza Christina Ferrari Paiva - 1 de August, 2012 @ 9:37 pm

    Deve-se estudar empreendedorismo para que sejam criados negócios sólidos com perspectivas de maturação e crescimento. É fundamental para as pessoas e para a comunidade que empresas sejam criadas e surjam empregos formais que farão com que a economia fique ativa.
    A motivação das pessoas está relacionada a uma das características do empreendedor: buscar o conhecimento sempre!

  11. franklin diego gomes - 1 de August, 2012 @ 9:39 pm

    estudar empreendorismo ajuda a buscar novas ideias e ter uma decisão mais complexa na hora de interver nos assuntos empresariais na empresa.
    com isso você consegue se interagir melhor e buscar novos conhecimentos e estratégias para ter um bom lucro financeiro mais tarde.

  12. Jorge João Jacobsen - 1 de August, 2012 @ 9:40 pm

    A importancia de estudar empreendedorismo vai muito além de incentivar a abertura de novas empresas, e sim de abrir as janelas das mentes humanas para um novo mundo onde é necessario estudar todas as oportunidades e os desafios, afim de arriscar com segurança, agir com cautela e crescer com ousadia. O estudo do empreendedorismo pode até mesmo em nossa vida pessoal mostrar atitudes que deviamos ter tomado para buscar-mos um resultado melhor. A discursão do empreendedorismo trás a tona alguns pensamentos que podem mudar a historia de uma vida inteira.

  13. VINICIUS ZAMPROGNO - 1 de August, 2012 @ 9:41 pm

    PARA TER UMA VISÃO MAIS AVANÇADA E CHANCES PARA ABRIR UMA EMPRESA, TOMAR DECIÕES, BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS, CRIAR PRODUTOS, TER CORAGEM,POSSUIR CONHECIMENTOS.AS MOTIVAÇOES SÃO A CHANCE DE CRESCER NO MERCADO ,MONTAR NOSSA PRÓPRIA EMPRESA, BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS QUE LEVAM A EMPRESA A SE EXPANDIR NO NOMERCADO, SER UM EMPREENDEDOR BEM SUCEDIDO.

  14. Alex Carlos Hammer Portella - 1 de August, 2012 @ 9:42 pm

    Estudar o empreendedorismo é importante para criar uma empresa ou um novo produto, diminuindo os riscos de fracasso dessa empresa ou produto com um bom planejamento.
    Este assunto é muito discutido, porque o numero de novos empreendedores está aumentando, e eles desejam ser bem sucedidos em sua empresa ou com seu produto.

  15. Allan F Forzza Amaral - 1 de August, 2012 @ 9:44 pm

    Ser empreendedor tem a ver com a característica de ser versátil que o ser humnano possui. Como toda ciência, existem técnicas adequadas que podem ser estudadas para aprimorar o empreendedor, consolidando suas características principais. Como fator motivacional, penso que os cases de sucesso fomentam o estudo do empreendedorismo, que podem servir de exemplo e ideias para novos empreendedores.

  16. Ronny Duarte - 1 de August, 2012 @ 9:44 pm

    Estudar empreendedorismo é transformar idéias em negocios de sucesso. Ter opnião, conhecimento e desenvoltura para aplicar a idéia.
    O que motiva o empreendedor é a possibilidade de desvendar o oculto. Conseguir surpreender com simplicidade. Causar impacto nas soluções apresentadas, e fazer com que pessoas adorem o seu trabalho.
    Exemplo clássico: Steve Jobs.

  17. Jonas D. Stofel Júnior - 1 de August, 2012 @ 9:45 pm

    Adquirir conhecimento sobre empreendedorismo é como aprender os movimentos em jogo como o xadrez, é ser perspicaz o bastante pra estar sempre um passo na frente do seu adversário em rumo à vitória profissional. Todos hoje buscam a prosperidade e a realização, e vê-se cada vez mais nessa vertente uma forma astuta de projetar seus ideais e tirar o melhor proveito disso.

  18. Romario Bonatto Mantovani - 1 de August, 2012 @ 9:45 pm

    Nos dias atuais, o mercado está cada vez mais poluído em diversos ramos de atividade. Nesse caso destaca-se o empreendedor que vê uma oportunidade nova de negócio em meio a tantas inovações ou até mesmo trabalha em um produto existente para torná-lo o diferencial no mercado.

  19. ALAN SEIBEL - 2 de August, 2012 @ 1:25 am

    ESTUDAR SOBRE EMPREENDEDORISMO É IMPORTANTE, POIS ADQUIRISMO UMA VISÃO MAIOR SOBRE COMO É SER UM EMPREENDEDOR, COMO TOMAR DECISÕES E COMO TER CORAGEM PARA COMEÇAR UM NEGÓCIO.
    AS MOTIVAÇOES SÃO A CHANCE MONTAR NOSSA PRÓPRIA EMPRESA, DE CRESCER NO MERCADO, SER UM EMPREENDEDOR BEM SUCEDIDO, BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS QUE LEVAM A EMPRESA A SE EXPANDIR NO NOMERCADO.

  20. Marcos José de Moura Soares - 3 de August, 2012 @ 8:56 am

    Empreendedorismo, e uma forma de aprender e aperfeiçoar as habilidades, e procurar novos conceitos. Usando essas ideias para melhoria dos projetos, para se ter um melhor resultado a longo prazo. .
    Alem do mais, serve para termos base de como funciona para abrir uma pequena empresa para nao termos problemas financeiros no futuros.

  21. Leonardo Carneiro Barbosa - 14 de August, 2012 @ 7:05 pm

    Estudar empreendedorismo e uma boa maneira de aprender e aperfeiçoar nossas habilidades e forma de pensar e agir sobre o mercado de trabalho e suas oportunidades.A motivação para essa discussão e a forma de pensar-mos numa maneira de alguma forma para colocar no mercado um negocio que seja vantajoso para nós e para o mercado.

  22. Valdenira Rabelo de Souza - 16 de August, 2012 @ 8:40 pm

    Estudar empreendedorismo é uma forma de incentivar a criatividade e motivar o desenvolvimento de novas ideias e aperfeiçoamento das ideias existentes.

  23. Paulo Renê - 26 de November, 2012 @ 12:56 am

    O estudo do empreendedorismo faz com que pessoas interessadas em abrir um negócio próprio, aplique os conceitos aprendidos. Qualquer negócio que uma pessoa tenha pretenção de criar, tem como objetivo maior a lucratividade. Com isto em mente vale sim dedicar-se ao estudo de finanças, marketing, gestão de pessoas, inovação etc.É claro que estes termos aprende-se com mais abrangência em livros específicos, mais o estudo do empreendedorismo nos força a buscar mais conhecimentos em todas as áreas de uma empresa.

  24. Douglas Di Mase - 27 de February, 2013 @ 9:14 pm

    O empeendorismo é importante para colocarmos em prática nossas idéias de forma mais racional,viabilizando uma condição social e financeira melhor.

  25. Acram Zahredine - 8 de March, 2013 @ 3:24 pm

    Dilema 1
    Estudar empreendedorismo possibilita estar preparado para identificar as oportunidades e minimizar os problemas. Em minha opinião a motivação que leva as pessoas a discutirem o tema é poder ter o conhecimento de desenvolver suas habilidades técnicas, gerenciais e pessoas.
    Aluno: Acram Zahredine

  26. Dimitri B. Z. Castiglia (46605 ) MBA USP - 10 de March, 2013 @ 10:59 pm

    A velocidade em que a tecnologia tem avançado nos tempos atuais e a desmistificação do empreendedorismo ao longo do tempo, fizeram com que cada vez mais as pessoas buscassem informações e estudos dos conceitos e processos de um plano de negócios, não só para minimizar riscos de sua empresa, visto o grande número de concorrentes mas também para formalizarem seus conhecimentos e buscar estruturar uma idéia em uma oportunidade que possa prosperar no mercado.

  27. CESAR - 14 de March, 2013 @ 9:36 am

    EU QUERO ESTUDAR O EMPREENDEDORISMO POR QUE TENHO PROJETO DE MONTAR UMA EMPRESA E TENHO IDEIAS INOVADORAS.

  28. Douglas Di Mase( aluno pece, Sábado) - 16 de March, 2013 @ 4:03 pm

    As pessoas estudam empreendorismo, para ter independência pessoal e econômica, além de acreditar em algo que possa de ideal ajuda da sociedade, tanto pode estar ligado ao desenvolvimento de produtos ou serviços.

  29. Jefferson Miranda Antunes - 17 de March, 2013 @ 2:20 pm

    A vontade de discutir o empreendedorismo parte de um desejo muito único e inerente a todos, que é a independência de uma forma geral. A possibilidade de decidir e fazer escolhas sobre o rumo em que quer se seguir pessoalmente e profissionalmente é na minha opinião um dos fatores mais preponderantes para abordagem do tema. Já o estudo do empreendedorismo possibilita que essas discussões não terminem por ai, dando o embasamento teórico necessário para que o negócio saia da idéia e vá para a prática.

  30. Diego H. do Amaral (Pece 46647) - 19 de March, 2013 @ 7:57 pm

    Como abordado no próprio capítulo, o empreendedor é aquele que assume riscos e começa algo novo. Estudar e discutir este tema são de suma importância para estar preparado e disposto a enfrentar os desafios que é empreender.

  31. Ramon Gomes - 20 de March, 2013 @ 4:05 pm

    O estudo do Empreendedorismo é essencial para as mais diversas áreas onde se pretende atuar. Isto porque, sabendo-se que as características do empreendedor podem ser desenvolvidas por meio de estudo e prática, impõe-se a necessidade de analisar o Empreendedorismo como a dinâmica entre pessoas e processos, atuando conjuntamente com o ojbetivo de transformar oportunidades em negócios de sucesso. Nota-se também que, ao longo dos anos, diversas iniciativas governamentais, midiáticas, e não menos importante, a própria conjuntura econômica, contribuíram para que surgissem no mercado empreendedores de perfis variados. Por fim, é necessário destacar que, embora alguns estudiosos apresentem certas peculiaridades quanto à abordagem do processo empreendedor, vimos que é de extrema importância a necessidade de estar atento às constantes mudanças inerentes aos fatores externos, internos, pessoais, sociais, organizacionais, na tentativa de corrigir erros, analisar riscos, rever estratégias, ou seja, ainda que apresentado em sequência, cabe lembrar que o processo empreendedor, pela sua própria característica dinâmica, permite um retrocesso a etapas anteriores, ou ainda, o avanço para etapas seguintes, buscando maximizar a eficiência do negócio.

  32. Ana Carolina - 20 de March, 2013 @ 9:45 pm

    Dentre as diversas maneiras de se explicar o que é Empreendedorismo resumo desta deste jeito, a busca pela eliminação de barreiras comerciais e culturais, encurtando distancias, globalizando e renovando os conceitos economicos , criando novas relaçoes de trabalho, empregos e oportunidades.

  33. Maury Luiz Martins de Souza - 21 de March, 2013 @ 5:46 pm

    Empreender, principalmente na criação de negócio próprio, é um desejo de muitas pessoas que buscam a independência ou ainda acreditam que podem fazer algo diferente, porém muitas se aventuram sem buscar conhecimento e acabam tendo muita dificuldade e fracassando. Estudar empreendedorismo é muito importante para permitir uma visão sistêmica e organizada para que a iniciativa da criação de um negócio próprio seja mais acertiva.
    Aluno: Maury L. M. Souza

  34. rogerio luiz de albuquerque - 22 de March, 2013 @ 11:36 pm

    é necessario estudar empreendedorismo para conseguir mapear adequadamente as possibilidades de um negocio minimizando os riscos a ampliando as possibilidades. Penso que as motivações são por uma sociedade melhor, para conseguir recursos financeiros, ser o ponto focal das decisões, ser reconhecido e admirado pelas pessoas a sua volta.
    Rogerio Luiz de Albuquerque

  35. Humberto de Andrade - Aluno MBA USP - 23 de March, 2013 @ 12:45 am

    Ao contrário do que se pensava no passado, o empreendedorismo pode vir a ser uma característica inata na personalidade. Portanto, pode ser aprendida, treinada e ensinada. Por isso as pessoas tem se interessado e estudado muito sobre o assunto, que está na moda. Nos países desenvolvidos, o foco do desenvolvimento para assuntos relacionados com o empreendedorismo está voltado para a inovação. Nos países em desenvolvimento, o empreendedorismo vem a ser um dos grandes propulsores para o crescimento econômico. Nos momentos de crise, o empreendedorismo também se mostra como uma boa resposta para o sucesso. As pessoas são motivadas a discutir o assunto, pois estimular e desenvolver o empreendedorismo em todos os níveis fortalece e encoraja a sociedade em criar novos negócios com recursos disponíveis de forma criativa, avaliando riscos e identificando oportunidades, gerando patrimônio e riqueza intelectual.
    Em recente pesquisa primária realizada para elaboração de um plano de negócios de um site de relacionamento para empreendedores, em um universo de 106 entrevistados, em uma das 10 questões apresentadas, encontramos os seguintes dados que exprimem a motivação em discutir o tema:
    29,6% – Admiram pessoas que alcançaram grande sucesso como empreendedoras
    24,5% – Querem ganhar dinheiro como dono do próprio negócio
    17,3% – O fato de considerarem ter espírito empreendedor
    14,3% – Não gostariam mais de trabalhar como empregado e sonho em ter meu próprio negócio
    7,2% – Têm pessoas na família que são empreendedoras
    7,1% – Não tem interesse em buscar informações sobre empreendedorismo

    Humberto de Andrade – Aluno MBA USP

  36. Milton Jose A Santos - 23 de March, 2013 @ 7:58 pm

    No mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, as pessoas cada vez mais necessitam de serviços para suprir suas necessidades. Cabe ai a percepção do empreendedor e, de modo inovativo, aceitar o desafio e propor soluções para as novas necessidades. Assim, o estudo do empreendedorismo auxilia em muito a percepção dessas necessidades e transformar ideias em algo realizável, analisando todas as características e variáveis do negocio, através de um plano de negócios, maximizando as chances de sucesso do empreendimento.

  37. Robson Simonini - 26 de March, 2013 @ 12:45 pm

    Estudar empreendedorismo é a saida do terreno empirico para a utilizaçao de informçoes baseadas em tecnologia de ponta;Promovendo crescimento econômico sólido que é iniciado em uma educaçao empreendedora tornando sonhos em prosperidade.

  38. sandra - 1 de April, 2013 @ 3:41 pm

    Para ter mais conhecimento de um novo negócio ou mesmo mudar de setor dentro da empresa diminuindo assim os riscos de fracasso. Geralmente são os avanços tecnólogicos e crescimento da economia no país geram interesse das pessoas nas oportunidades que vem surgindo.

  39. PRISCILA ESTERTES - 4 de March, 2014 @ 11:53 am

    O Empreendedorismo é importante pois, ao abrir um negócio ou colocar um nicho novo no mercado você precisa ter noção de como desenvolver sua ideia, isso ocorrerá mais facilmente com o estudo de caso, de empresas que evoluem atualmente no mercado nacional e internacional. Ao saber as qualidades de um empreendedor deveremos assim exercita-las para o
    melhor desempenho de nossa empresa.

  40. Marcus Vinicius Vardi Rodrigues - MBA USP - 18 de March, 2014 @ 1:14 am

    Estudar empreendedorismo pela importancia na qual a disciplina e’ vista hoje e desde cedo os alunos ja a estudam.

    Com planejamento poderemos minimizar os riscos e entender melhor o mercado antes de por em pratica e sendo possivel mudar o rumo da empresa conforme o projeto for andando.

    Umas das motivacoes que levam as pessoas a empreender e’ que ha certos momentos e situacoes que eles nao aceitam as coisas como sao e querem mudar para melhor ou para um jeito mais simples. Inovar e facilitar a vidas das pessoas.

    Outro exemplo comum seria de querer criar algo proprio e nao ter patrao em busca de dinheiro.

  41. Eduardo Silva Cabral (EPUSP) - 18 de March, 2014 @ 7:10 pm

    A importância no estudo do empreendedorismo está associada à transformação das idéias em negocios de sucesso, analisando as melhores alterantivas e maximizando as chances de sucesso.
    A principal motivação do empreendedor é possuir sua autonomia na tomada de decisões, embora esses empreendimentos, nem sempre, apresentem inovações.

  42. Rodrigo Rossi - 20 de March, 2014 @ 9:42 pm

    O estudo do empreendedorismo é originado na vontade de uma pessoa se lançar à este mundo e se sentir mais capacitada, informada e preparada para enfrentar os desafios e obstáculos impostos a quem quer abrir seu próprio negócio.
    A motivação da discussão do tema é a de aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos, para melhor executar a função.

  43. Gustavo de Castro Freitas - 22 de March, 2014 @ 3:01 pm

    As principais mudanças e inovações observadas, que revolucionaram o estilo e a qualidade de vida das pessoas resultaram do processo empreendedor. O papel do empreendedor sempre foi fundamental, mas tornou-se ainda mais latente a partir do século XX, especialmente pela velocidade das mudarás tecnológicas e dos aspectos fundamentais da concorrência. Estudar e entender como os empreendedores se comportam e quais são as características que os descrevem, torna-se essencial para o desenvolvimento das economias.

  44. Adriana Bim (PECE USP) - 22 de March, 2014 @ 7:01 pm

    Acho interessante o estudo do empreendedorismo tanto para pessoas que desejam ter seu póprio negócio como para pesoas que já atuam em uma empresa ou instituição, pois é um tema que faz despertar a curiosidade de identificação de oportunidades em situações adversas, visão de negócios, senso de inovação, importância do tema para o desenvolvimento do país, noções de gerenciamento, crescimento e, principalmente como estruturar um plano de negócios. Penso que a maior motivação em estudar o tema seria o rápido crescimento econômco e tecnologico, que resultam em constante crescimento de oportundiades e futuros empreendedores.

  45. Grasiela Welter (ADM - Anhanguera - NH/RS) - 21 de April, 2014 @ 7:42 pm

    Nem todos os empreendedores são natos, temos também empreendedor que aprendem, serial, corporativo, social, por necessidade, herdeiro e o normal/planejado . O que comprova a importância deste estudo que ajudará na qualificação e formação destes empresários. Dessa forma contribuindo para reduzir a mortalidade de pequenas empresas.
    Existem muitas técnicas que podem contribuir para a organização. E através do estudo é que ampliamos os nossos conhecimentos para a inovação. Encontramos qualificação técnica. Aprendemos à estruturar os recursos e como buscar novos fornecedores. E o mais importante, podemos aprender também a recrutar a equipe mais eficaz de forma a valorizar seus talentos.

  46. THAISE BARBOZA DA SILVA CRUZ - 25 de April, 2014 @ 8:34 pm

    Devemos estudar empreendedorismo para abranger mais o nosso conhecimento,e saber ser um bom empreendedor independente.A motivação que leva as pessoas é o interesse pelo o novo e pelo o conhecimento.

  47. Vanessa Cristina Cardelli Soares - UNISAL (São José) - 26 de May, 2014 @ 10:17 pm

    O empreendedorismo tem sido difundido no Brasil desde o final da década de 1990.

    O aumento do índice de desemprego é uma das conseqüências imediatas para a abertura a que se deve o empreendedorismo.

    Com a economia informal em alta, devido às taxas de desemprego, muitos profissionais tiveram que buscar alternativas. Passaram a ser patrões e não mais empregados.

    Há casos em que pessoas herdam os negócios dos pais ou parentes e dão continuidade nas atividades.

    Todas essas combinações de fatores despertaram discussões e ênfase para pesquisas relacionadas ao empreendedorismo.

    Tanto no meio acadêmico como para o público em geral, estudar empreendedorismo é uma necessidade dependendo da situação que o profissional está em relação ao mercado, ou em questões mais abrangentes como as citadas acima acerca de negócios herdados por familiares.

    Dados do SEBRAE mostram que no período de 1990 a 1999 foram constituídas no Brasil 4,9 milhões de empresas, dentre as quais 2,7 milhões microempresas.

    A maior parte dos negócios criados no Brasil é concebida por pequenos empresários, portanto é oportuno um estudo mais profundo a respeito do conceito de Empreendedorismo.

    Dentre os fatores motivacionais que levam as pessoas a discutirem o assunto é o fato de que a maioria das pequenas empresas criadas tem um gestor que não domina gestão de negócios e não tem noção de planejamento de qualquer espécie, seja financeiro, comercial ou operacional. A falta desses fatores gera um alto índice de mortalidade dessas empresas.

    Foi pensando em tudo isso que o Empreendedorismo vem calhar as informações necessárias juntamente com métodos e adoção de técnicas eficientes para auxiliar o desenvolvimento e maturação das pequenas empresas brasileiras.

  48. Arlen Ricardo Pereira - 9 de September, 2014 @ 9:38 am

    Estuda o empreendedorismo hoje em dia é primordial, pois com o aumento da população e o aumento das automatizações nas industrial e no campo, cada vez fica mais reduzido o mercado de trabalho de carteira assinada, as pessoas precisam sobreviver de algum modo neste mundo capitalista, outro ponto relevante são as empresas alem de reduzirem os postos de trabalhos querem ainda aumentarem suas margens de lucro acarretando assim o aumento de contratação de serviços externos e para fechar o pensamento, no Brasil a mortalidade das micros e pequenas empresas ainda continuam elevada seja por causa de falta de conhecimento profundo no assunto, falta de atenção e/ou falta de um planejamento financeiro realista. Por tudo isso que precisa-se fazer um estudo aprofundado sobre o tema e auxiliar os aspirantes empreendedores evitarem as armadilhas e garantirem sua sobrevivência.

  49. Ricardo Marques Pimenta - 1 de March, 2015 @ 9:36 am

    RICARDO MARQUES PIMENTA
    O estudo do Empreendedorismo supera barreiras do encorajamento não apenas à abertura da empresa, sobretudo à abertura das mentes em volta ao mundo empresarial, o Empreendedorismo não é inato, e sim adquirido. Para o futuro Empreendedor, diferenciar IDEIAS de OPORTUNIDADES, ter garra e paixão por alcançar seus objetivos, são algumas das razões que levam à cerca da discursão desse tema.

  50. Adriano Jose Correa - MBA Politécnica USP - 13 de March, 2015 @ 10:25 am

    Estudar empreendedorismo leva informações a todos os níveis sociais, possibilitando a todos ter conhecimentos para desenvolver a sua ideia ou sonho pessoal e após analises da ideia verifica-se se existe uma oportunidade real que trará resultados e quando esses resultados serão alcançados.
    A motivação que leva os empreendedores em sua maioria quererem ter um negócio próprio, e um dos fatores que determinam esse ponto como aposentadoria, perda de emprego ou não quer mais continuar ser empregado, essas pessoas começam a procurar maneiras de obter informações sobre como montar seu próprio negocio, algumas planejam procuram o SEBRAE e ou rede de franquias, outras tentam na cara e coragem com recursos próprios para erguer sua empresa.

  51. Felipe Draque Vasoncelos - 13 de March, 2015 @ 4:04 pm

    Estudar empreendedorismo é muito útil para quem pretende abrir seu próprio negócio ou utilizar suas ferramentas na empresa onde trabalha. As principais motivações que levam as pessoas a discutirem o assunto são, a meu ver, o desejo de autonomia/independência, realização e retorno financeiro.

  52. Leticia Cardoso (mba- usp) - 14 de March, 2015 @ 7:44 pm

    A motivação para aprofundar os conhecimentos em empreendedorismo é que o momento atual é considerado a era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.

  53. Daniel Gonzalez - 14 de March, 2015 @ 7:58 pm

    Através do empreendedorismo, é possível colocar uma ideia rentável em pratica, gerando empregos e melhorando a vida das pessoas. Acredito que uma das motivações é o fato de ter liberdade para escolher como empreender, e em de áreas, podendo conciliar com alguma atividade que o empreendedor tenha satisfação em praticar.
    “Daniel Gonzalez”

  54. Welington Ferreira Da Silva (MBA USP) - 14 de March, 2015 @ 9:58 pm

    Muito interessante a pergunta, antes, todo mundo dizia que o empresário era empreendedor porquê ele tinha o perfil, corria em seu sangue o ato de empreender, porém, ao longo dos anos, percebeu-se que isso poderia ser desenvolvido e olhando a importância que isso têm para uma companhia, todos voltaram para esse assunto importante.
    Normalmente, as pessoas empreendiam sem nenhum plano, não seguiam um processo, não levantavam as informações necessárias nem mediam os riscos de inovar sobre um negócio que não daria retorno.
    O estudo empreendedorismo veio para estruturar todo esse processo.
    Empreender, é o combustível da empresa e se faz necessário todo o tempo.

  55. Celia Nascimento - 9 de April, 2015 @ 2:12 pm

    Empreender é inovar e aproveitar as oportunidades para isso precisamos de planejamento e metodologia, ter visão sistemica e preparo financeiro para estrutura seu negocio ou ua nova epreitada. Por esse conjunto é necesário estudar, se preparar para fortalecer a base do processo.

  56. Evandro Cabral - 14 de January, 2016 @ 12:33 am

    Vivemos em um momento único em nossa história, onde os homens estão movidos pelo sonho e desejo de ter seu próprio negócio, o famoso sonho americano de ter um bom emprego,um carro novo e viajar uma vez por ano de férias com a família se tornou obsoleto. Todos querem determinar o seu caminho, viajar mais vezes, tomar decisões que podem levar aos seus sonhos. Porém muitos fracassam logo no inicio de suas “empreitadas”, hora por falta de conhecimento, hora por falta de planejamento ou até mesmo sorte.
    Estudar empreendedorismo se torna fundamental para que os riscos do fracasso sejam reduzidos ao máximo.

  57. Evandro Cabral - 14 de January, 2016 @ 12:35 am

    Vivemos em um momento único em nossa história, onde os homens estão movidos pelo sonho e desejo de ter seu próprio negócio, o famoso sonho americano de ter um bom emprego, um carro novo na garagem e viajar uma vez por ano de férias com a família se tornou obsoleto. Todos querem determinar o seu caminho, viajar mais vezes, tomar decisões que podem levar aos seus sonhos. Porém muitos fracassam logo no inicio de suas “empreitadas”, hora por falta de conhecimento, hora por falta de planejamento ou até mesmo sorte. Estudar empreendedorismo se torna fundamental para que os riscos do fracasso sejam reduzidos ao máximo.

  58. Joao Victor Miranda De Matos - 10 de March, 2016 @ 10:24 pm

    Acredito ser importante estudar empreendedorismo para quebrar alguns mitos que são difundidos. Muitas pessoas acreditam que empreendedores são pessoas que já nasceram com um dom, e que nem todos foram presenteados com ele. Estudar empreendedorismo nos ajuda a entender que qualquer um pode criar seu próprio negócio, basta ter força de vontade, organização e planejamento. O fato de você acreditar na sua idéia já te coloca na frente de muitas pessoas que desistem de empreender por não acreditar em si.

  59. Tiago Gonzalez Pinto - 10 de March, 2016 @ 11:40 pm

    Acredito que existe uma grande quantidade de capital intelectual que precisam ser inseridos no mercado, sendo criativos, proativos, visionários e principalmente apaixonados. Somente assim as empresas poderão permanecer no mercado e se terá sucesso financeiro. Ajudar o pais a gerar empregos. O mundo contemporâneo esta muito competitivo com mudanças cada vez mais constante e incertas provocando esse ambiente acirrado. Isso sem duvida fez com que as pessoas procurassem uma diversidade de modelos de trabalho, fazendo surgir atores sociais atuando em diversos mercados, essa diversidade fez com que surgi-se a figura do empreendedor.

  60. Adriana Potenza - 12 de March, 2016 @ 6:23 pm

    O estudo do empreendedorismo auxilia tanto quem pensa em abrir um negócio ou até mesmo para pessoas que atuam numa empresa. Motiva a “Abrimos a cabeça” para pensar no diferente, inovar, aprendemos a traçar um plano de negócios que por muitos por falta de um plano tendem as idéias não saírem do papel ou até mesmo levar ao fracasso.

  61. dayvid marques - 10 de April, 2016 @ 4:24 pm

    R-Empreendedorismo é uma arte de ensino indispensável pra quem pretende se estabelecer no mercado atual, de forma competitiva e sustentável. Essa ciência capacita seres humanos a tornarem-se investidores de sucesso, organizados e capaz de captar em qualquer cenário econômico uma oportunidade de negócio. Atualmente empresas que se desenvolvem dentro dos conceitos do empreendedorismo estão mais preparadas pra lidar com situações adversas constantes no cenário global.

  62. josiane - 4 de May, 2016 @ 7:22 am

    Estudar para aumentar o conhecimento e a visão referente aos negócios, aprender a criar planos e estrategias para um futuro promissor.Ser empreendedor como muitos pensam não e fácil , pois dependemos de outras pessoas para nos manter no mercado, isso requer muita pesquisa e estudo , alem de esforço, foco e força de vontade. Estudar empreendedorismo ajuda no crescimento profissional e financeiro mantendo
    empresa estruturada no mercado atual.

  63. kleber - 26 de February, 2017 @ 6:34 pm

    Estudar por que proporciona conhecimento na área e ajuda a identificar oportunidades de negócios, para planejar,implementar assim se torna empreendedor no mercado competitivo dinâmico e globalizado de forma eficiente e efetiva.

  64. Adam Ferreira Leite - 11 de March, 2017 @ 3:10 am

    Com a globalização e os avanços da tecnologia está cada vez mais difícil encontrar oportunidades no mercado de trabalho tradicional, principalmente em atividades repetitivas. O empreendedorismo é um grande motor de desenvolvimento da economia e de multiplicação de oportunidades de emprego, assim como a oportunidade de transformar ideias em negócios e proporcionar realização pessoal e profissional, sendo assim um dos principais fatores de motivação e que levam as pessoas a discutirem.

  65. Rene Ono Moura Fe - 11 de March, 2017 @ 10:12 am

    As pessoas iniciam o empreendedorismo por diversas formas, seja ela por necessidade ou também por oportunidade. Devido a isso, estar preparado e estudar empreendedorismo passa a se tornar algum muito importante, não somente para reduzir, mas principalmente para entender os riscos.

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 6ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 6ª Edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorimos para Visionários Empreendedorismo para visionários
    Crie negócios inovadores para um mundo em transformação. [+]
  • Plano de negócios exemplos práticosPlano de negócios, exemplos práticos
    Desenvolva planos de negócios a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª ed.
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Criação de Novos Negócios Criação de novos negócios - 2ª Edição
    Empreendedorismo para o século 21. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore