13 de April, 2018

Brainstorming on-line traz mais resultados

Uma das técnicas para estimular a criatividade das equipes nas empresas e que praticamente todos no mundo empresarial conhecem pode ser reinventada para obter resultados mais eficazes. Trata-se da inovação do tradicional brainstorming.

Segundo Tomas Chamorro-Premuzic, que escreve para o site da Harvard Business Review, sessões de brainstorming realizadas online geram mais ideias de alta qualidade que as sessões tradicionais.

Ele ainda argumenta que as sessões online produzem mais ideais criativas por pessoa e geram ideias que evocam níveis de satisfação mais elevados do que o brainstorming tradicional, realizado cara a cara e com todos os participantes no mesmo ambiente.

Em seu estudo, Tomas identificou que o desempenho criativo das pessoas no brainstorming virtual melhorou em 50% em relação ao tradicional, basicamente por três razões: não é suscetível à dominação por indivíduos poderosos, permite sentimentos de anonimato, e aumenta a diversidade de ideias.

Para quem achava que o brainstorming já não tinha nada de inovador, cabe tentar colocar em prática uma sessão de brainstorming virtual para estimular as equipes a resolver problemas e contribuir na criação de novos produtos e serviços.

A técnica de brainstorming é simples de ser executada e pode ter variações, mas uma receita padrão seria:

1. Ninguém pode criticar outras pessoas do grupo e todos estão livres para expor as ideias que vierem à cabeça, mesmo que aparentemente pareçam absurdas.
2. Quanto mais rodadas entre os participantes melhor, pois serão geradas mais ideias. E sempre, em cada rodada, todos os participantes devem dar uma ideia a respeito do tópico em discussão.
3. Podem-se dar ideias baseadas em ideias anteriores de outras pessoas. Essas combinações são bem-vindas e podem gerar bons resultados.
4. A sessão deve ser divertida, sem que haja uma ou outra pessoa dominando. Apenas deve ser garantido que todos participem, sem restrições.

Se você já não dava tanta atenção ao brainstorming tradicional, não gosta de se expor perante os demais integrantes, ou ainda, se busca algo diferente par estimular sua equipe a ter ideias mais criativas, testar a versão online é relativamente simples.

Já quanto aos resultados, se de fato o brainstorming online é mais eficaz que o tradicional, só praticando e comparando para saber.

Categorias: [ Comportamento ] [ Geral ] [ Negócios ]

2 Comentários

  1. ikmanlink - 10 de May, 2018 @ 1:12 am

    Thank you very much for this article.this is true.

    Micheal
    http://www.ikmanlink.lk

  2. ikmanlink - 10 de May, 2018 @ 1:33 am

    Ikmanlink.lk is the free classified advertising website of Ikman Link (PVT) Ltd. We are strongly involve in the segment of marketing/advertising campaigns for all enterprises and delivering desired ROI for each client engaging with us.

Comentário

Dr. José Dornelas

Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

[ veja a biografia ]

Meus Livros

Clique em cada livro para saber mais, degustar e comprar.

  • Empreendedorismo - 7ª Edição Revista e Ampliada Empreendedorismo - 7ª edição
    Transformando ideias em negócios. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Introdução ao empreende- dorismo - 1ª edição
    Ludismo, jogos e empoderamento empreendedor. [+]
  • Plano de negócios, seu guia definitivo Plano de negócios, seu guia definitivo - 2ª edição
    Como planejar e criar um negócio de sucesso. [+]
  • Plano de negócios com o modelo Canvas Plano de negócios com o modelo Canvas
    Guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos. [+]
  • Empreendedorismo na Prática Empreendedorismo na prática - 3ª edição
    Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. [+]
  • Empreendedorismo corporativoEmpreendedorismo corporativo - 3ª edição
    Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. [+]
  • Meus Outros Livros
Produzido por Webcore